A VINCI divulgou os dados de tráfego para o mês de maio de 2025, destacando uma subida de 5,3% no tráfego de passageiros. Portugal registou mesmo o maior crescimento na Europa com 5,8%.
No entanto a VINCI sofreu uma quebra de 3,3% nas autoestradas interurbanas.
Nos aeroportos da rede VINCI, os dados são mais animadores. Destaque para Portugal (ANA), com aumento de 5,8% em maio, e para países como o Japão (+13%), Hungria (+16%), México (+7,3%) e Brasil (+12%). No total, o tráfego aéreo cresceu 6,7% no acumulado do ano.
Por outro lado, registaram-se quedas na República Dominicana (-16%), nos Estados Unidos (-4,7%) e no Costa Rica (-5,7%).
Também os movimentos comerciais (ATM) nos aeroportos cresceram 5,5% em maio, impulsionados pelos EUA (+26%) e Cabo Verde (+23%). Portugal registou um crescimento de 4,7%, enquanto a França apresentou uma queda de 3,3%.
Nas autoestradas da VINCI, a descida é justificada por efeitos de calendário, já que feriados como a Ascensão e o Pentecostes aconteceram em junho este ano, ao contrário de 2024. Apesar disso, o acumulado dos primeiros cinco meses do ano mostra uma subida de 1,2% no total, com ligeiro crescimento nos veículos ligeiros (+1,3%) e pesados (+0,6%).
A VINCI reforça a sua missão de contribuir para a mobilidade sustentável e a qualidade de vida, estando presente em mais de 120 países com 285 mil colaboradores.