e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • O Próximo Passo
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler 2022: um ano marcante lá fora, “mais um” ano (de estagnação) cá dentro.
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • O Próximo Passo
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Opinião > 2022: um ano marcante lá fora, “mais um” ano (de estagnação) cá dentro.
Opinião

2022: um ano marcante lá fora, “mais um” ano (de estagnação) cá dentro.

Redação E24
9 de Março de 2024 20:33
Redação E24
4 anos atrás
Sem comentários
Partilhar
3 minuto(s) de leitura
Andre Cardoso
Partilhar

Já no plano interno, não podemos dizer que foi um ano relevante e com acontecimentos que ficarão na memória. Aliás, atrevo-me mesmo a dizer que foi apenas “mais um” pois nada, ou quase nada, há a apontar relativamente a reformas a sério. Tudo igual.

Este “tudo igual” espelha-se, para começar, em mais uma maioria absoluta oferecida ao Partido Socialista que, com toda a legitimidade, continua a (des)orientar e a (des)governar o nosso país.

Em segundo lugar, tudo igual na saúde e na justiça num ano em que, apesar do número de funcionários afetos à Administração Pública até ter aumentado, a procura pela eficácia e pela eficiência na gestão dos serviços públicos continuou a não ser uma prioridade dos nossos responsáveis políticos. Atrevo-me a dizer que o mais alto órgão da Administração Pública – o Governo – se limitou a fazer uma gestão corrente, não tendo sido capaz de introduzir e mudar paradigmas que há muito estão enraizados na nossa forma de olhar e solucionar problemas estruturais. Não tendo sido capaz de introduzir qualquer alteração ou reforma, sempre se dirá que o atual governo conseguiu mostrar como é que em 9 meses de mandato se conseguem colecionar inúmeros episódios tão desprestigiantes que, fosse Jorge Sampaio o Presidente da República e já a Assembleia tinha sido dissolvida. Se isto não é sinónimo de uma casa a arder, não sei o que é.

Por fim, este “tudo igual” comprova-se pelos objetivos que todos desejamos atingir neste novo ano e que são, ouso dizer, exatamente iguais aos do ano passado. Se, ano após ano, desejamos ter melhores condições de vida, pergunto-me se fazemos alguma coisa por isso ou, melhor, se nos dão condições para tal. Questiono-me se a nossa sociedade sonha alto ou se, ao invés, se contenta com o básico. Ousamos, neste novo ano, querer mais? Quero acreditar que, pelo menos no que às novas gerações diz respeito, há uma vontade imensa de tornar o futuro em algo risonho, próspero e efetivamente diferente dos tempos de hoje. Não se justifica continuarmos com os mesmos problemas do passado apenas porque temos preguiça em sonhar, pensar, reivindicar e “arregaçar as mangas” para ultrapassarmos os obstáculos.

Neste novo ano sejamos ágeis, apresentemos propostas e, acima de tudo, saibamos nós dar o passo que falta para, realmente, mudarmos o que está mal. Afinal de contas, ao contrário da sugestão de alguns, nós, jovens, não nos queremos habituar a um Portugal que está parado na estação e que se limita a ver as carruagens da nossa Europa a seguirem o seu caminho.

ETIQUETAS:editorespaço agoraopinião

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Esposende BVE Barcelos: Mulher atropelada por autocarro em Carapeços
Notícia seguinte incendio braga 1 Braga: Incêndio em garagem assusta em Real
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

SC Braga sporting - 4
Futebol: SC Braga perde com Sporting após vantagem ao intervalo
eSports
6 horas atrás
Moreirense fc Gil Vicente FC - 11
Futebol: Gil Vicente FC vence em Moreira de Cónegos
eSports
7 horas atrás
Montalegre Projeto transfronteirico GEXPOCTEP alia tecnologia e pastoricia extensiva para prevenir incendios e atrair jovens no Barroso
Montalegre: Projeto transfronteiriço GEXPOCTEP alia tecnologia e pastorícia extensiva para prevenir incêndios e atrair jovens no Barroso
Business Global
15 horas atrás
CMB09102026SERGIOFREITAS13022624448241
Braga: Arrancou a requalificação do Pavilhão Flávio Sá Leite num investimento de 9 milhões de euros
Braga Cávado
15 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

Barcelos GNR
Global

GNR: Está em fuga condutor que atropelou jovem de bicicleta em Monção

4 anos atrás
diogo freitas kristin ajuda ponte de lima solidariedade
Business

É limiano e não é queijo. Diogo Freitas é um dos compradores do JN, O Jogo e TSF

3 anos atrás
gyokeres rui moreira porto vida energetica apaga verao economia eleições autárquicas habitação inovação sondagem scut derrocada Manuel Gomes Pereira freguesias verao municípios Esposende comunicação social teletrabalho paulo gonçalves orçamento
Opinião

Esposende precisa de transformação, não apenas de mudanças

1 ano atrás
Acidente monção
Global

EN202: Vítima encarcerada em acidente em Monção que resultou em dois feridos

4 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Pedro Madeira em Autoeuropa/Volkswagen: Como evitar um possível acidente?
  • Marília Goulart em PSD visita a ULS de Braga e Barcelos/Esposende e expõem progressos no acesso a médicos de família e cirurgias

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up