A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou um concurso público para obras que visam aumentar a capacidade de circulação de comboios entre o Minho e Douro.
O projeto, que tem um orçamento de 220 milhões de euros, prevê a quadruplicação do troço entre Contumil e Ermesinde, abrangendo uma extensão total de 7,3 quilómetros.
Esta intervenção beneficiará não apenas as linhas do Douro e Minho, mas também melhorará o acesso a cidades como Braga e Guimarães.
O concurso, que foi anunciado na sequência de uma autorização de despesa dada pelo Governo em novembro do ano passado, destina-se a aumentar a infraestrutura ferroviária, permitindo um maior número de comboios em circulação. As obras, que incluem a nova sinalização e sistemas de informação, devem iniciar-se no início de 2026 e estar concluídas entre o final de 2029 e o início de 2030.
Além das melhorias na via, a Estação de Rio Tinto será ampliada, duplicando a capacidade de estacionamento de 120 para 264 automóveis, e haverá mais espaço para bicicletas e motos.
Estão também previstas intervenções na zona de Palmilheira/Águas Santas, assim como a eliminação de passagens de nível, que serão substituídas por passagens desniveladas.
As obras, que ocorrerão principalmente em áreas urbanas, implicarão algumas limitações na circulação de comboios, especialmente durante a noite.
Com estas melhorias, será possível aumentar a frequência de comboios a partir da Estação de Campanhã para as linhas do Douro e do Minho, beneficiando as ligações a Braga e Guimarães.
A quadruplicação do troço entre Contumil e Ermesinde também facilitará futuras ligações de alta velocidade entre Porto e Vigo, além de melhorar a circulação de comboios de mercadorias.