Esta delegação do Município e da Associação Empresarial de Braga (AEB) integrou a maior participação portuguesa de sempre no certame, composta por sete Agências Regionais de Promoção Turística e por mais de 100 empresas, algumas Bracarenses ou com ligações à Cidade como os grupos Vila Galé e Moon & Sun, o Porta Nova Collection House, a Your Tours, entre outros.
Além da presença no WTM London, as entidades nacionais de turismo estão também a desenvolver um conjunto de outras acções promocionais no mercado britânico, que é um dos principais emissores de turistas para Portugal e responsável por 1,4 milhões de hóspedes, 6,1 milhões de dormidas e 2,25 mil milhões de euros em receitas entre Janeiro e Agosto de 2022.
“Esta presença na WTM London, uma feira dedicada sobretudo aos negócios e às interacções comerciais foi também uma excelente oportunidade para estabelecermos parcerias com algumas entidades britânicas, nomeadamente a ´London & Partners´ e os responsáveis municipais desta área para criarmos sinergias e momentos de divulgação mútua que proporcionem oportunidades de divulgação e Braga e da Região neste tão importante e diversificado mercado turístico que temos que cativar e convidar a nos visitar” afirmou António Barroso, da Câmara Municipal de Braga, acrescentando que a WTM é também um espaço onde além dos britânicos “encontramos agentes e empresários de praticamente todo o mundo e nas várias reuniões e encontros temos sempre oportunidade de divulgar Braga e a região, principalmente o Cávado e Minho e também as oportunidades de investimento que muitos podem aproveitar”.
Presentes na feira de turismo de Londres estiveram também a secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, bem como Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal com quem os representantes de Braga se encontraram e de entre vários assuntos ficou acertada a presença de ambos em eventos a realizar em Braga, o que revela a importância que atribuem ao nosso Concelho e ao trabalho desenvolvido.
Para Rui Marques, director geral da AEB, é necessário que a região “seja capaz de mostrar aos britânicos que Portugal não é só sol e mar e que a região de Braga tem um conjunto de activos turísticos absolutamente únicos e com uma relação qualidade preço mais competitiva que os outros destinos”.
Rui Marques realça que em 2022, os turistas de nacionalidade britânica são dos que mais têm crescido no Concelho de Braga, pese embora ainda não detenham uma posição muito significativa no ranking de dormidas no território, mas, ainda assim, com um enorme potencial de crescimento já que o Reino Unido é o principal mercado emissor de turistas para Portugal e os britânicos são dos europeus com mais poder de compra e que mais gastam em férias.