e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Violação: O problema não é Cristina Ferreira, mas sim os “programas da manhã”!
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Opinião > Violação: O problema não é Cristina Ferreira, mas sim os “programas da manhã”!
Opinião

Violação: O problema não é Cristina Ferreira, mas sim os “programas da manhã”!

Manuel Pereira
21 de Abril de 2026 00:33
Manuel Pereira
4 meses atrás
Sem comentários
Partilhar
6 minuto(s) de leitura
pacote laboral 25 de abril cristina ferreira Secret Story china refugiados ira combustiveis a1 autoestradas donativos kristin alimentares Manuel Pereira pacote laboral presidenciais
Manuel Pereira membro do Bloco de Esquerda
Partilhar

Na semana passada fomos uma vez mais abalados com as declarações de Cristina Ferreira que suavam a desculpabilização de um grupo de 4 indivíduos que violaram uma menor.

E Portugal indignou-se com a apresentadora, mas sou da opinião que mais do que indignação com ela, a indignação deve ser mais ampla, ao nível de nos indignarmos com os programas de manhã, verdadeiros bastiões da “normalização da ignorância”.

Senão vejemos.

Dirigidos para uma parte vulnerável da nossa sociedade, os nossos seniores, que muitas vezes têm apenas a televisão como companhia, ou só conseguem ter a televisão como distracção e input cultural que lhes permite descobrir algo mais, aquela parte da população que hoje vive afastada da intervenção comunitária, arremessados para o fatalismo do final de vida na invisibilidade e da inutilidade, os programas da manhã têm hoje um relevante papel social e informativo para milhões de portugueses diariamente.

São programas que tratam com a mesma credibilidade o cientista investigador da Universidade do Minho com alguém que acredita que a terra é plana, que discutem com uma certeza quase científica o que as cartas de Tarot supostamente antecipam, que dão palco ao Zézé Camarinha e seus compinchas como a seguir falam de uma forma sentida a senhora com uma doença rara da qual ainda não temos cura.

E depois estes programas têm sempre a sua “parte criminal”.

Foram os protótipos do modelo CMTV, basculhar os crimes de proximidade que os telejornais dos canais generalistas não mostram, trazer a emoção dos directamente envolvidos no seu estado mais cru e opinar sobre o que corre mal, o que está de “mal neste país”, o que deveria ser feito por alguém acima, a lei que não devia permitir isto, o “andam todos a gamar” que ouvimos em muitos bancos de jardim deste país repetido dia após dia, por especialistas, ex-profissionais, psicólogos, criminólogos, etc.

Não é uma abordagem jornalística, é uma abordagem de conversa de café que alimenta a percepção do ouvinte alimentando de mais factos adaptados a essa mesma percepção fazendo aumentar essa percepção como uma realidade instalada e sem possibilidade de refutamento, exponenciando problemas da vida do dia-a-dia para níveis claramente exagerados, em resumo, criar uma realidade alternativa em que existe apenas o “bem” e o “Mal”, é a espectacularização da dor e do medo.

É uma abordagem também usada pela Direita Populista, não devendo por isso ser estranho que alguns dos convidados/especialistas desta rubrica em específico acabaram por alimentar as fileiras da Direita Populista.

E o caso de Cristina Ferreira esta semana é apenas mais um resultado desta forma de fazer televisão e do que são atualmente os programas da manhã.

Afinal a rapariga de 16 anos porque é que se meteu nisto, ela sabia para o que ia, os rapazes estavam animados por isso podem não ter ouvido o “não”, a rapariga quando chegou ao hospital não falou logo da violação, todos sabemos que as raparigas são altamente atraídas por influencers que têm muitos seguidores, se o tribunal ainda está a julgar é porque ainda não existe clareza e se nem sequer um vídeo completo da violação para mostrar em tribunal.

Tudo isto foi disto no “Dois às Dez”, e se isto lhe parece o discurso de um membro da “manosfera machista” retrógada não é por acaso.

É a desculpabilização do agressor homem pela sua juventude, é eternizar a culpa das mulheres nos casos de violação. É culpabilizar a rapariga que queria ter um encontro romântico com alguém que ela admirava e desejava porque não foi casta e recatada como a mulher deve ser.

É o programa da manhã a querer alimentar essa imagem estereotipada do lugar da mulher em parte da sua audiência.

Por isso, o problema não é da Cristina Ferreira mas sim do facto dela nunca poder ir contra um dos princípios básicos do programa que lhe paga o chorudo ordenado: não digas nada que as pessoas não queiram ouvir.

Aproveito então para deixar a minha homenagem ao “Regiões” à Dina Aguiar, que fez real serviço público e social, levando a cabo durante anos um programa para um público senior com qualidade, com rigor, com informação, com contacto com as raízes portuguesas, em resumo, com elegância.

Haja mais Dinas Aguiares, por favor.

ETIQUETAS:CMTVCristina Ferreirajornalismomédiaopiniãopopulismoprincipalprogramas da manhãSéniorestelevisão portuguesaviolação

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso2
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior acidente mota esposende gemeses rodrigo azevedo - 1 Esposende: Rodrigo Azevedo não resistiu aos graves ferimentos e morreu no hospital
Notícia seguinte alanzinho moreirense fc estoril (vídeo) Futebol: Moreirense FC quebra jejum e sobe ao 7.º lugar com golo madrugador de Alanzinho
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

IA Viana Câmara aprova orçamento “recorde” de 157 milhões. PSD e CDU votaram contra
“Keep calm”: Câmara de Viana já corrigiu falhas apontadas pelo Tribunal de Contas
Viana do Castelo Litoral
13 horas atrás
Barcelos Municipio aprova juri e gestores para o concurso publico internacional da nova ETAR
Barcelos: Município aprova júri e gestores para o concurso público internacional da nova ETAR
Barcelos Cávado
14 horas atrás
Amarante Entrada norte da cidade em transformacao no troco da ex Estrada Nacional 15
Amarante: Entrada norte da cidade em transformação no troço da ex-Estrada Nacional 15
Global
15 horas atrás
Braga Polidesportivo de Tadim reabre totalmente renovado apos obras de requalificacao
Braga: Polidesportivo de Tadim reabre totalmente renovado após obras de requalificação
Braga Cávado
15 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

combustiveis gasolina gasoleo
Business

Combustíveis vão disparar já na próxima semana: gasóleo sobe quase 10 cêntimos

3 meses atrás
praia de ofir
CávadoEsposende

Esposende: Este verão há transportes à borla para chegar às praias de Marinhas, Apúlia e Fão. Conheça aqui os horários

3 anos atrás
hospital barcelos esposende
BarcelosCávadoEsposende

São 47 os enfermeiros que pediram escusa de responsabilidade no Hospital de Barcelos/Esposende

4 anos atrás
cc cartao de cidade e24
Global

Tranquilo. Cartão de Cidadão mantém validade: não é preciso renovar em 2026

7 meses atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Cmfo em Alto Minho: Gato Kiko regressa a casa em Braga três anos depois com ajuda de bombeiros belgas e de Paredes de Coura
  • Fernanda em (vídeo) Esposende: Draga regressa à foz do Cávado para travar acumulação de areias

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up