e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Fórum Esposendense quer afirmar Museu Marítimo e preparar “exposição ícone” sobre os mariantes
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Litoral > Esposende > Fórum Esposendense quer afirmar Museu Marítimo e preparar “exposição ícone” sobre os mariantes
EsposendeLitoral

Fórum Esposendense quer afirmar Museu Marítimo e preparar “exposição ícone” sobre os mariantes

Nuno Cerqueira
7 de Maio de 2026 02:20
Nuno Cerqueira
4 semanas atrás
Sem comentários
Partilhar
4 minuto(s) de leitura
Fernando Ferreira forum esposendense esposende - 6
Foto: Nuno Cerqueira
Partilhar

O Fórum Esposendense (FE) iniciou um novo mandato com o objetivo de reforçar a afirmação pública da associação e consolidar duas das suas principais áreas de atividade: o Museu Marítimo de Esposende e o Centro de Atividades Náuticas.

Após a recente tomada de posse da nova direção, o presidente do FE, Fernando Ferreira, explicou ao E24 que houve a preocupação de integrar “novos elementos” para dar mais força ao trabalho já desenvolvido ao longo dos últimos anos.

“Julgo que estes próximos três anos serão para afirmarmos e fazermos passar a mensagem de tudo o que temos sido”, afirmou.

A principal aposta imediata passa pela preparação de uma nova exposição dedicada à história dos mariantes de Esposende, cuja inauguração está marcada para 20 de julho, data em que o Museu Marítimo celebra 14 anos.

Segundo Fernando Ferreira, a mostra reunirá documentação e espólio recolhidos ao longo dos últimos anos e pretende surpreender os visitantes.

“Desde 1572 existe uma história muito vasta ligada aos mariantes de Esposende e vamos colocá-la à disposição do público”, destacou.

A associação acredita que esta poderá tornar-se numa das exposições mais marcantes já realizadas pelo museu. A anterior mostra, dedicada às miniaturas, terminou a 31 de dezembro e foi a mais visitada de sempre no espaço museológico.

Ainda assim, o responsável acredita que a nova aposta poderá superar esse registo.

“A história de Esposende é muito rica e estamos muito bem documentados para fazer uma exposição que esperamos que seja um ícone nos próximos tempos”, afirmou.

Durante a conversa, o estado da marina de Esposende também foi abordado. Apesar de admitir preocupação com a situação do espaço, o Fórum Esposendense considera não ter capacidade para assumir novas frentes de intervenção.

“Olhar daqui para a marina dói-nos o coração, mas a associação não está virada para isso”, referiu.

Outro dos temas em destaque foi o futuro do Estaleiro, atualmente designado Centro de Atividades Náuticas Fórum Esposendense. O espaço acolhe várias valências, entre elas centro de mergulho, vela, SUP e surf, funcionando também como polo de dinamização ligado ao mar.

Desde janeiro de 2024, o edifício passou para a gestão da Câmara Municipal de Esposende, no âmbito da transferência de competências do Estado. Existe um projeto de requalificação preparado, mas a associação aguarda por decisções da autarquia.

“A Intervenção está atrasada. Será um ano perdido, porque aquele espaço necessitava urgentemente dessas alterações”, lamentou.

O Fórum Esposendense revelou ainda que espera colocar novamente em funcionamento, até ao final deste mês, a embarcação científica usada em projetos com universidades e investigação marítima. O barco encontra-se parado há cerca de um ano devido a uma avaria grave no motor.

A associação considera essa embarcação fundamental, tanto pelo apoio financeiro que representa como pela importância em futuros projetos ligados ao Parque Natural Litoral Norte e à monitorização da atividade marinha no concelho.

ETIQUETAS:Centro de Atividades NáuticasEsposendeexposiçãoForum Esposendensemariantes de EsposendeMuseu Marítimo de Esposendeprincipal

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior rock in rio braga Rock in Rio Lisboa leva Road to Braga e confirma Karetus e Jimmy P no cartaz de 2026
Notícia seguinte isabel costa PS barcelos Barcelense de 28 anos toma posse como deputada do PS na Assembleia da República
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Festival-Entre-Vinhos_Barcelos_E24
Barcelos lança Festival Entre Vinhos para valorizar produtores do concelho
Cávado Barcelos
4 horas atrás
Braga Município investe 35 mil euros e reforça meios contra incêndios rurais
Braga: Município reforça Proteção Civil com investimento em novos equipamentos e apela à prevenção da população
Braga Cávado
23 horas atrás
Viana Força Aérea elebra 74.º aniversário com festival de aeronaves, drones e concertos
Viana: 74.º aniversário da Força Aérea traz nove dias de festa e aviões à cidade
Viana do Castelo Litoral
2 dias atrás
Viana Festival Vaudeville Rendez-Vous integra Viana do Castelo e cria Pentágono Cultural
Viana: Festival Vaudeville Rendez-Vous integra Viana do Castelo e cria Pentágono Cultural
Viana do Castelo Litoral
2 dias atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

Bombeiros Viana do Castelo
Viana do Castelo

Viana: Dois trabalhadores em estado grave após acidente na antiga Portucel

3 meses atrás
Bruno Pinheiro Gil Vicente FC Futebol
eSports

Futebol: “Sabemos dos obstáculos mas queremos ser felizes na Luz”, afirma Bruno Pinheiro

2 anos atrás
chuva trovoada esposende
EsposendeLitoralViana do Castelo

Esposende: Trovoada “veio do mar”. Trouxe chuva e vento quente ao litoral norte (vídeo)

7 meses atrás
IMG 6206
CávadoEsposende

Esposende: Colisão a envolver dois carros provoca um ferido e fuga na EN13

2 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Um Arcuense em Ocorrências: Viatura arde junto ao Intermarché
  • Marisa em Chegou a Portugal uma plataforma de emprego só para cuidadoras

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up