e24e24e24
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler CIAJG inaugura novo ciclo de exposições em 30 de setembro
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Lifestyle > CIAJG inaugura novo ciclo de exposições em 30 de setembro
Lifestyle

CIAJG inaugura novo ciclo de exposições em 30 de setembro

Redação E24
5 de Setembro de 2023 12:45
Redação E24
Publicado a 5 de Setembro de 2023
Partilhar
4 minuto(s) de leitura
exposições guimarães
Partilhar

– Publicidade –

Na apresentação da programação até dezembro dos espaços da cooperativa A Oficina aos jornalistas, hoje de manhã em Guimarães, a diretora artística do CIAJG, Marta Mestre, salientou que o museu vai agora “olhar para o território desta região e para os artistas visuais que estão aqui a trabalhar”.

Bárbara Fonte, Lucas Carneiro e Manuel Costa, Cláudia Cibrão e Guache são os quatro vencedores da nona edição dos Laboratórios de Verão, um projeto conjunto do CIAJG e do gnration, de Braga, que vão ver agora os seus trabalhos expostos em Guimarães, até ao dia 28 de janeiro.

No gnration, as apresentações dos projetos acontecem entre 08 e 16 deste mês

Já “Cifra”, de Dayana Lucas, nascida em Caracas em 1987 e atualmente radicada no Porto, mostra o trabalho de uma artista a quem o público deve estar atento, na opinião de Marta Mestre, apresentando “uma visão completamente pouco convencional do que [se pode] entender como desenho”.

“A sua produção artística encontra inspiração em territórios muito diversos: poesia, palavras, música, cinema, escultura e design. É impura e colaborativa, baseada em encontros com pessoas, seres, coisas. É livre e afirma uma voz individual e coletiva ao mesmo tempo”, pode ler-se na programação do CIAJG.

“Cifra” fica em exposição em Guimarães até abril do próximo ano

O CIAJG vai receber em novembro os “Primeiros encontros”, dedicados à população migrante residente em Guimarães: “As histórias de vida, as viagens, a diversidade, a inclusão, a(s) cultura(s)… serão temas para debater e partilhar num lugar seguro de escuta, de fala e de reflexão acerca de questões tão importantes na contemporaneidade”.

A ideia de multiculturalidade foi realçada pelos vários intervenientes na conferência de imprensa de hoje, em particular pelo diretor do serviço de educação e mediação cultural, Francisco Neves, e pelo diretor do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), Rui Torrinha, que realçaram a abertura a novos públicos.

Essa “alteração sociológica”, mas também de “sensibilidade”, vai ser sentida de forma mais pronunciada na programação de 2024, disse Rui Torrinha, sublinhando que “a programação é um ato de pensamento que reflete o que é o próprio território”.

No CCVF, a ‘rentrée’ é feita na sexta-feira com o habitual Manta, no jardim, com as atuações de Tristany e de Lura, seguindo-se, no sábado, Aline Frazão e Nancy Vieira.

O CCVF vai comemorar 18 anos este mês, com Jonas&Lander, Gabriel Prokofiev e Mr Switch com a Orquestra de Guimarães e um concerto gratuito de Pedro Mafama no jardim. No âmbito dos 18 anos do CCVF, o espaço vai ainda acolher a estreia de “Palco Principal”, do coletivo SillySeason.

Até dezembro, o CCVF recebe “Campo Força Chama”, de Josefa Pereira (uma das vencedoras da primeira edição do projeto CASA), Cinematic Orchestra, Jazzanova, a 10.ª edição do Mucho Flow, o 32.º Guimarães Jazz, novos trabalhos de Hugo Calhim Cristóvão & Joana von Mayer Trindade e Raquel Castro, entre outras atuações e iniciativas.

 

ETIQUETAS:ciclo de esposiçõesdestaqueGuimarães

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior hospital de braga Braga: Fisoterapeutas e estudantes discutem no Hospital de Braga futuro da profissão
Notícia seguinte João Ribeiro canoagem Canoagem: Câmara de Esposende vai homenagear João Ribeiro

Somos Sociais

44kSeguidoresGosto
194SeguidoresSeguir
5.2kSeguidoresSeguir
383SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Últimas Notícias

USF Navegantes Vila do Conde nas Caxinas
Vila do Conde: USF Navegantes quer celebrar “15 anos” já nas novas instalações
Vila do Conde Litoral
9 de Maio de 2025
chega-andre-ventura-viana-do-castelo-eduardo-teixira-
Legislativas: E continua. Tensão entre Chega e elementos de etnia cigana em Viana
Viana do Castelo Litoral
9 de Maio de 2025
casa raio esposende atingida antas
Esposende: Raio atinge casa em Antas e provoca deslocados
Esposende Litoral
9 de Maio de 2025
tromba de água viana
Viana: Tromba de água avistada ao largo da foz do Neiva
Viana do Castelo Litoral
9 de Maio de 2025

– Publicidade –

Advertise

  • Advertise with us
  • Newsletters
  • Deal
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Tito em Ano 1102 – O Pio Latrocínio ou o saque de Compostela a Braga
  • João Ministro em Braga: Despiste de carro em Palmeira causa dois mortos

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up