O Papa Francisco benzeu e entregou hoje de manhã, em cerimónia na Basílica de São Pedro, Vaticano, o pálio ao novo arcebispo de Braga, José Cordeiro.
“Já foi benzido e acabou de ser entregue pelo Papa Francisco o Pálio ao nosso Arcebispo, D. José Cordeiro”, afirma a Arquidiocese de Braga numa publicação na sua página de Facebook.
Em Portugal, nomeadamente na Sé Catedral de Braga, esta cerimónia está marcada para o dia 10 de julho e será o núncio apostólico, Ivo Scapolo, a entregar os ditos objetos.
A Agêcnia Ecclesia explica que a entrega do pálio objetiva o juramento de lealdade que os arcebispos fazem ao Papa e aos seus sucessores.
O pálio é usado por todos os Bispos Metropolitas, dizendo da autoridade que lhes cabe sobre todas as dioceses da Província Eclesiástica que coordenam. No caso da Arquidiocese de Braga são-lhe sufragâneas as dioceses de Bragança-Miranda, Vila Real, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Lamego, Viseu e Coimbra.
Em Portugal existem mais duas dioceses metropolitas: Lisboa (a quem se ligam as dioceses do centro e das ilhas) e Évora (que preside às dioceses do Sul).