e24e24e24
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Barcelos: Estas cinco mulheres vão ao IPCA discutir “democracia”
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Cávado > Barcelos > Barcelos: Estas cinco mulheres vão ao IPCA discutir “democracia”
BarcelosCávado

Barcelos: Estas cinco mulheres vão ao IPCA discutir “democracia”

Nuno Cerqueira
11 de Março de 2024 18:10
Nuno Cerqueira
Publicado a 11 de Março de 2024
Sem comentários
Partilhar
10 minuto(s) de leitura
Mulheres democracia barcelos
Partilhar

– Publicidade –

“O papel da mulher na democracia” é o tema da terceira tertúlia do programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril promovido pelo Município de Barcelos e que vai junta cinco mulheres em tertúlia.

Destaques da Notícia
O evento realiza-se na próxima sexta-feira, dia 15 de março, pelas 21h15, no Auditório Engenheiro António Tavares, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).Quem é Catarina MartinsA seis mulheres: Quem é Ilda FigueiredoQuem é Isabel Menéres CamposLídia PereiraMaria de BelémMaria José Fernandes

O evento realiza-se na próxima sexta-feira, dia 15 de março, pelas 21h15, no Auditório Engenheiro António Tavares, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).

A tertúlia, que vai ser moderada pela presidente do IPCA, Maria José Fernandes, e terá cinco mulheres convidadas: Catarina Martins (Bloco de Esquerda), Ilda Figueiredo (PCP), Isabel Menéres (CDS-PP), Lídia Pereira (PSD) e Maria de Belém (PS).

A programação das Comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, que o Município de Barcelos está a promover ao longo de todo o ano, é muito diversificada e direcionada a todas as faixas etárias. Inclui um Ciclo de Tertúlias e Conferências, nas quais serão discutidos os mais diversos assuntos relacionados com a Revolução.

Além das tertúlias e conferências, serão apresentadas diversas publicações, casos do livro “Barcelos e o 25 de abril de 1974 – a Administração Local e a Sociedade (1960 – 1989)”, da autoria do historiador barcelense, Victor Pinho.

25 de abril braga

Também será apresentada uma publicação com a identificação de todos os participantes da Assembleia Municipal desde o 25 de Abril, (edição da Assembleia Municipal de Barcelos) e o lançamento do livro “Herdeiro do Cravo”, de Francisco Duarte Mangas.

A música também tem uma programação intensa e diversificada, com concertos musicais de Sérgio Godinho, Fernando Tordo, Luca Argel, Anónimos de Abril, e ainda os concertos “Que força é essa – a Força da Música de Barcelos”, Concerto Mil Vozes a Cantar Abril, a “Ópera – Pequena História de um Povo com Memória” e no encerramento das comemorações um concerto de Música Clássica.

Estão também agendados dois cortejos que mobilizarão a comunidade barcelense, concretamente o desfile das escolas do concelho de Barcelos e o desfile “Recriação Histórica”, com grupos de teatro do concelho, havendo também peças de Teatro, poesia, cinema e concursos literários.

Quem é Catarina Martins

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, possui o mestrado em Linguística e a frequência de doutoramento em Didática das Línguas. Participa, desde a juventude, em diversos movimentos cívicos e políticos.

No liceu junta-se à luta contra a Prova Geral de Acesso e, mais tarde, em Coimbra onde estuda Direito, participa nos movimentos contra as propinas na universidade. O seu percurso leva-a ao envolvimento em movimentos culturais: é cofundadora, em 1994, da Companhia de Teatro de Visões Úteis e foi dirigente do CITAC e da Plateia (Associação de Profissionais das Artes Cénicas).

Eleita deputada à Assembleia da República pela primeira vez em 2009, tendo sido reeleita em 2011 e 2015. Adere ao Bloco de Esquerda e integra a sua direção de 2010 a 2014. Em 2023, não se candidatou a novo mandato como coordenadora do BE, e concretizou o pedido de renúncia ao mandato parlamentar.

A seis mulheres: Quem é Ilda Figueiredo

Economista, professora e política portuguesa. Possui o Curso do Magistério Primário e a licenciatura em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Técnica superior sindical, no Sindicato Têxtil do Porto, integrou, mais tarde, a USP/CGTP-IN. Enquanto professora, lecionou no ensino primário, secundário e ensino superior, no Instituto Superior Jean Piaget, em Vila Nova de Gaia.

Entre 1979 e 1991 foi deputada à Assembleia da República, eleita pelo PCP. Foi vereadora na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e desempenhou funções autárquicas, na Câmara Municipal do Porto, e foi vereadora na Câmara Municipal de Viana do Castelo. Foi eleita para o Parlamento Europeu, renunciando ao mandato de eurodeputada em 2012.

É Presidente da Direção Nacional do Conselho Português para a Paz e Cooperação desde 2011 e colaboradora regular em diversos órgãos de comunicação social. Recebeu as condecorações de Comendadora da Ordem do Mérito de Itália e a Medalha de Mérito, classe Ouro, do Município de Vila Nova de Gaia.

Quem é Isabel Menéres Campos

Vive no Porto, tem 51 anos e um filho. Licenciou-se em Direito, pela Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Em 2000, obteve o grau de Mestre em Direito, pela Faculdade de Direito de Coimbra, na área das Ciências Jurídico-Civilísticas. Posteriormente, em 2010, concluiu o Doutoramento em Direito na mesma Universidade e área de especialização.

É advogada e Professora Auxiliar na Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto, sendo docente há cerca de 28 anos, tendo anteriormente lecionado na Escola de Direito da Universidade do Minho.

Foi Vice-Presidente do Conselho de Deontologia da Ordem dos Advogados. A sua atividade política iniciou-se em 2016, período no qual ingressou no CDS-PP e na Comissão Política do Porto, desse mesmo partido.

Entre 2018 e 2022, foi Presidente da Comissão Política do CDS do Porto. Integra desde 2022 a Comissão Política Nacional do mesmo partido. Desde 2021 que é deputada municipal na Assembleia Municipal do Porto, eleita pelo grupo municipal Rui Moreira ‘Aqui Há Porto’, ocupando o cargo de Primeira Secretária da Mesa da Assembleia Municipal. Autora de diversas publicações académicas, tem dois livros jurídicos publicados e inúmeros artigos em revistas jurídicas nacionais e internacionais.

É colaboradora regular no Jornal Observador, publicando artigos de opinião. É dj amadora e adora cozinhar para a família e para os amigos.

Lídia Pereira

É licenciada em Economia, pela Universidade de Coimbra e mestre em Estudos Económicos Europeus, pelo Colégio da Europa. Economista e política portuguesa do Partido Social Democrata, é deputada ao Parlamento Europeu, desde 2019, e presidente da Juventude do Partido Popular Europeu (EPP).

Desde que ingressou no Parlamento Europeu, tem desempenhado as funções de vice-coordenadora do seu grupo parlamentar na Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários e membro da Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar. Em 2020, juntou-se ao Subcomité de Assuntos Tributários. Integra o Intergrupo do Parlamento Europeu para os Mares, Rios, Ilhas e Zonas Costeiras.

Maria de Belém

Jurista e política portuguesa. Licenciada em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi técnica superior do Ministério do Trabalho, na Direção-Geral da Previdência, tendo-se aposentado com a categoria de assessora principal do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social. Após o 25 de Abril de 1974, integrou, como adjunta, o gabinete da Secretária de Estado da Segurança Social, Maria de Lourdes Pintasilgo, logo no I Governo Provisório.

Chefe de gabinete do Ministro da Saúde do Bloco Central, vice-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, administradora-delegada do Centro Regional de Lisboa do Instituto Português de Oncologia e administradora da Teledifusão de Macau.

Ministra da Saúde do XIII Governo Constitucional, Ministra para a Igualdade no XIV Governo Constitucional e vice-presidente e presidente da Assembleia-Geral da Organização Mundial de Saúde. Deputada da Assembleia da República, consultora da empresa Espírito Santo Saúde e presidente da comissão parlamentar de Inquérito ao Processo de Nacionalização, Gestão e Alienação do Banco Português de Negócios.

Foi eleita presidente do PS. Participou na fundação de diversas instituições particulares de solidariedade social, desempenhou os cargos de presidente e foi membro de variadas instituições. Comentadora regular na SIC Notícias, no programa Frente-a-Frente e comentadora com presença semanal na CMTV.

Membro do Conselho das Antigas Ordens Militares. Foi agraciada com o Prémio Feminina de Honra 2014 e a Grã-Cruz da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Maria José Fernandes

Doutorada em Ciências Empresarias pela Universidade de Santiago de Compostela, ramo de Contabilidade, e Agregada em Gestão, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade Técnica de Lisboa.

Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), professora coordenadora principal da Escola Superior de Gestão do IPCA, onde leciona unidades curriculares na área da Contabilidade Pública aos níveis de graduação e pós-graduação.

Foi diretora do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade da Escola Superior de Gestão do IPCA (2008 a 2017).

É autora de diversas publicações nacionais e internacionais em revistas científicas e de trabalhos de investigação académica, apresentados em vários congressos nacionais e internacionais.

mulheres democracia IPCA Barcelos

ETIQUETAS:Barcelosdestaquee24ipcamulheres

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Marcelo rebelo de sousa presidente da republica Marcelo Rebelo de Sousa começa a ouvir partidos já esta terça-feira
Notícia seguinte Mensagem Jon Fosse teatro viana do castelo Há seis anos a “traduzir” uma mensagem do Dia Mundial do Teatro
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

44kSeguidoresGosto
194SeguidoresSeguir
5.2kSeguidoresSeguir
383SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Últimas Notícias

saneamento esposende agua
Esposende: Mais de 1,1ME em água e saneamento em Palmeira de Faro
Uncategorized
10 de Maio de 2025
abelhas esposende polarizadores
Esposende: Aposta na proteção dos polinizadores com ações sustentáveis em homenagem ao Dia Mundial da Abelha
Esposende Litoral
10 de Maio de 2025
divorciar João Pedro Lopes advogado casamento divorcio testamento
Se me divorciar tenho direito a metade? Não! Tem direito ao que é justo!
Opinião
10 de Maio de 2025
marinha viana navio sagres - 1 (1)
Viana: “Navio-Escola Sagres” atraca no Lima para as celebrações do Dia da Marinha 2025
Viana do Castelo Litoral
10 de Maio de 2025

– Publicidade –

Advertise

  • Advertise with us
  • Newsletters
  • Deal
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Tito em Ano 1102 – O Pio Latrocínio ou o saque de Compostela a Braga
  • João Ministro em Braga: Despiste de carro em Palmeira causa dois mortos

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up

Notificações