A GNR de Esposende teve que intervir, mais uma vez, na vila do Fão, nomeadamente na antiga Pousada da Juventude onde habitam estudantes oriundos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), e imediações, face às queixas de distúrbios durante a madrugada.
O E24 tem registos de algumas noites de estados “alcoólicos e estupefacientes” que levam à intervenção dos Bombeiros Voluntários de Fão.
Segundo Carlos Rio, morador, a última madrugada voltou a ser de “álcool e muito ruído”.
“E é isto que os estudantes dos PALOP andam cá a fazer quase diariamente: enfrascarem-se em álcool! São 2 horas da manhã e ninguém dorme aqui no prédio, os estudantes que residem naquilo que já foi uma pousada de juventude, e que estudam na Escola Profissional de Esposende (EPE) passam o dia a emborracharem-se, passam o tempo a comprar álcool, andam de garrafa de whisky na mão e com litros de cerveja, e à noite é isto”, denuncia Carlos Rio.
“Alguns até chegam a ser provocatórios e malcriados para as pessoas, nas ruas. Se isto é que é cooperação, eu não quero que os meus impostos a paguem”, acrescenta Carlos Rio.
Aliás, os habitantes de Fão questionam mesmo como menores de idade têm tido acesso a álcool. Situação que levou mesmo alguns comerciantes locais a serem mais rigorosos na venda de bebidas.
“Ainda ontem proibimos a venda de bebida, mas infelizmente em qualquer lado e sem regra se vende álcool”, afirma Diniz Faria.
O comando distrital da GNR de Braga, assim como os bombeiros, confirmam a presença no local várias vezes face a exageros com vários casos.
Fonte do E24 ligada à EPE admitiu problemas e que vai tomar medidas face aos casos.
![Esposende: Fangueiros denunciam noites de distúrbios com estudantes da "Pousada" EPE Esposende Fão](https://e24.pt/wp-content/uploads/2025/02/EPE-Fao-Esposende-Pousada-1-1024x768.jpeg)