e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Parlamento saúda dia dos bombeiros e 100 anos do escutismo
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Global > Parlamento saúda dia dos bombeiros e 100 anos do escutismo
Global

Parlamento saúda dia dos bombeiros e 100 anos do escutismo

Redação E24
2 de Junho de 2023 12:13
Redação E24
3 anos atrás
Sem comentários
Partilhar
4 minuto(s) de leitura
pedro sousa braga reforma laboral cripto Governo Assembleia da República Moçao salarios
Partilhar

No voto de saudação pelo Dia Nacional do Bombeiro, apresentado pelo PCP, foi apenas lida a parte resolutiva, que estabelecia que “por ocasião do Dia Nacional do Bombeiro, em 2023, a Assembleia da República assinala esta data, saúda e expressa a sua homenagem a todos os bombeiros portugueses e de forma particular aos vitimados no exercício da sua missão, fazendo votos para que sejam finalmente dados os verdadeiros passos necessários para a sua dignificação e valorização”.

No restante texto, releva-se o “importante, altruísta e heroico papel dos bombeiros” e são deixadas algumas críticas.

“As Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV), em consequência das insuficientes dotações inscritas nos Orçamentos de Estado (OE) e do enquadramento legal do seu financiamento, das condições em que prestam os serviços da área da saúde, há muito que vivem grandes dificuldades económicas, agravadas pelos crónicos atrasos nos recebimentos pelos serviços prestados às Administrações Regionais de Saúde (ARS), impedindo o pagamento de remunerações justas aos seus profissionais”, lê-se no projeto.

Nos últimos anos, continua o texto, “a situação agravou-se devido à pandemia, e agora ainda mais com os aumentos dos preços dos combustíveis, da energia, das taxas de juro de empréstimos bancários para investimentos em instalações e viaturas, e de todos os custos de materiais e equipamentos”.

“A profissionalização dos bombeiros não pode continuar a significar precariedade, ausência de direitos e baixos salários e o voluntariado nos bombeiros deve ser incentivado, reconhecido e apoiado”, é realçado no projeto.
Os deputados aprovaram também por unanimidade um voto de saudação ao Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português (CNE) a propósito do 100.º aniversário da sua fundação, apresentado pela comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, e que foi lido na íntegra.

No texto é referido que esta organização foi fundada em 27 de maio de 1923, em Braga, “pelo Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e pelo Dr. Avelino Gonçalves”.

Os deputados lembram que a história e atividade do CNE mereceram-lhe o “reconhecimento como Instituição de Utilidade Pública” em 1983, “bem como diversas condecorações”, incluindo a Ordem da Instrução Pública, concedida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em 2022.

Os parlamentares desta comissão consideram que “num momento em que a fraternidade, a solidariedade, o humanismo e a sustentabilidade assumem uma crescente relevância na sociedade, é imperativo homenagear a maior associação de juventude em Portugal, com cerca de 72.000 escuteiros, distribuídos por mais de 1.030 agrupamentos, em 20 regiões, quando comemora 100 anos da sua presença no nosso país”.

Além de felicitar esta organização pelo 100.º aniversário, o parlamento saudou “todas e todos os lobitos, escuteiros e voluntários adultos por este marco histórico, reconhecendo o contributo do CNE para a construção de uma autêntica escola para a vida de milhares de crianças e jovens portugueses, fazendo votos para que o seu sentido de missão, abnegação e alegria continue a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e humanista”.

No final da leitura deste voto, os deputados bateram palmas de pé aos convidados desta organização, presentes nas galerias.

 

ETIQUETAS:ARBombeirosdestaqueescuteiros

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Trovada no Minho, Braga, Viana, Esposende IPMA frio Minho: Distritos de Braga e Viana sob aviso laranja devido a trovoada
Notícia seguinte Cenon bordeus arcos de valdevez Arcos de Valdevez: Municipio na Feira de Artesanato e Gastronomia Portuguesa de Cenon
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

IA Viana Câmara aprova orçamento “recorde” de 157 milhões. PSD e CDU votaram contra
“Keep calm”: Câmara de Viana já corrigiu falhas apontadas pelo Tribunal de Contas
Viana do Castelo Litoral
14 horas atrás
Barcelos Municipio aprova juri e gestores para o concurso publico internacional da nova ETAR
Barcelos: Município aprova júri e gestores para o concurso público internacional da nova ETAR
Barcelos Cávado
15 horas atrás
Amarante Entrada norte da cidade em transformacao no troco da ex Estrada Nacional 15
Amarante: Entrada norte da cidade em transformação no troço da ex-Estrada Nacional 15
Global
16 horas atrás
Braga Polidesportivo de Tadim reabre totalmente renovado apos obras de requalificacao
Braga: Polidesportivo de Tadim reabre totalmente renovado após obras de requalificação
Braga Cávado
16 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

oc barcelos famalicense 4
eSports

Hóquei em Patins: OC Barcelos vence Famalicense e segue em frente na Taça

7 meses atrás
Orçamento de Estado 2024: saiba o que pode mudar na vida da sua empresa
Business

Orçamento de Estado 2024: saiba o que pode mudar na vida da sua empresa

3 anos atrás
Podcast01 Conversas com Pedal
BragaCávado

Braga: Podcast “Conversas Com Pedal” para quem gosta de bicicletas

3 anos atrás
Esposende LGBT
EsposendeLitoral

Esposende: “Start” recebe primeira tertúlia do Núcleo LGBT

1 ano atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Cmfo em Alto Minho: Gato Kiko regressa a casa em Braga três anos depois com ajuda de bombeiros belgas e de Paredes de Coura
  • Fernanda em (vídeo) Esposende: Draga regressa à foz do Cávado para travar acumulação de areias

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up