Atleta barcelense conquistou a medalha de ouro na prova dos 5.000 metros em pista (escalão F60) no feriado de 10 de junho; currículo soma títulos regionais e vitória na Maratona de Düsseldorf
A atleta Graça Costa, em representação da prestigiada associação Amigos da Montanha, sediada em Barcelinhos (Barcelos), alcançou um brilhante feito desportivo ao sagrar-se Campeã Nacional dos 5.000 metros em pista ao ar livre, no escalão F60 (veteranas com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos).
A prova decisiva decorreu na cidade de Abrantes, no distrito de Santarém, esta quarta-feira, feriado nacional de 10 de junho de 2026. Integrada no calendário oficial de alta competição da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), a corrida de fundo reuniu as principais especialistas nacionais da distância.
Uma marca de ouro na pista de Abrantes
Graça Costa impôs um ritmo forte e regular desde o tiro de partida, cruzando a linha de meta isolada na primeira posição do seu escalão com o registo cronométrico oficial de 22 minutos, 23 segundos e 06 centésimos ($22m23s06$).
Com este triunfo em pista, a fundista confirma o seu estatuto de referência no atletismo veterano em Portugal, demonstrando uma excelente forma física e capacidade tática na gestão do esforço ao longo das 12,5 voltas ao anel da pista de Abrantes.
Um ano de 2026 repleto de conquistas internacionais
Este novo título de campeã nacional vem coroar uma temporada desportiva que já estava a ser extraordinária para a atleta dos Amigos da Montanha. No espaço de apenas alguns meses, Graça Costa construiu um palmarés invejável em diferentes superfícies e distâncias:
- Campeã Regional de 5 Quilómetros (estrada);
- Campeã Regional de 10 Quilómetros (estrada);
- Vencedora do Escalão F60 na Maratona de Düsseldorf, na Alemanha, onde alcançou uma projeção internacional de relevo ao bater a concorrência europeia na mítica distância dos 42,195 quilómetros.
A direção dos Amigos da Montanha já emitiu uma nota pública de congratulação, enaltecendo a dedicação, o espírito de sacrifício e o exemplo de longevidade desportiva que Graça Costa representa para as centenas de jovens que frequentam as escolas de formação do clube barcelense.
Os atletas amadores, sócios do clube ou entusiastas das corridas de estrada que pretendam consultar as tabelas completas de tempos do campeonato, aceder ao calendário das próximas provas de trail e atletismo ou conhecer os planos de treino da associação podem visitar a plataforma oficial dos Amigos da Montanha.




