A época balnear de 2025 arranca com boas notícias para os amantes da praia no Minho: 25 zonas balneares da região foram distinguidas com a prestigiada Bandeira Azul, símbolo internacional de qualidade ambiental, segurança e bem-estar.
Entre os concelhos reconhecidos, Esposende volta a destacar-se com quatro praias marítimas galardoadas: Apúlia, Ofir na Vila de Fão, Suave Mar e Cepães, ambas em Marinhas.
Em Braga são três praias. A novidade este ano é a Cavadinho, no entanto a cidade perde a de Merelim São Paio. As restantes são as praias de Adaúfe e Ponte do Bico.
Estas distinções reforçam a atratividade do concelho como destino de eleição para veraneantes que procuram águas limpas, boas infraestruturas e uma experiência balnear segura.
O anúncio foi feito esta terça-feira pela Associação Bandeira Azul da Europa, durante uma cerimónia realizada no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras.
Ao todo, Portugal terá este ano 440 praias, marinas e embarcações ecoturísticas com Bandeira Azul, oito mais que em 2023, consolidando o país como líder mundial no número de praias fluviais galardoadas.
No total, o Norte é a região com mais praias distinguidas (89), ultrapassando o Algarve e a região de Lisboa. Esposende integra o grupo de seis municípios minhotos com zonas balneares premiadas, ao lado de Viana do Castelo (11 praias), Caminha (5), Braga (3), Fafe (1) e Vila Verde (1).
A Bandeira Azul, atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), avalia critérios como a qualidade da água, segurança, gestão ambiental, serviços de apoio e educação ambiental. A época balnear decorre de 1 de maio a 30 de outubro.