A CDU voltou a exigir o avanço imediato da construção do novo hospital em Barcelos, defendendo um modelo de gestão pública e acusando sucessivos governos de falta de vontade política para concretizar o projeto.
A proposta do PCP, apresentada na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2025, previa o financiamento integral da obra já no próximo ano.
No entanto, foi chumbada sem o apoio de PSD/CDS, PS, IL e Chega. “O Governo assegura em 2025 o investimento necessário para a construção do Novo Hospital de Barcelos, num modelo de construção e gestão integralmente público”, referia o documento.
Em contacto com a população no Senhor das Cruzes, Sandra Cardoso e Mário Figueiredo, candidatos da CDU, sublinharam a importância do tema, amplamente referido pelos cidadãos como prioridade local.
Apesar de avanços na aquisição dos terrenos por parte da Câmara Municipal, o Orçamento do Estado não estipula qualquer prazo para o início da obra. O PCP lembra que o hospital atual pertence à Santa Casa da Misericórdia e implica uma renda mensal superior a 11 mil euros, o que levou, em 2007, à assinatura de um protocolo para o novo hospital.
A CDU afirma que as populações de Barcelos e Esposende estão cansadas de promessas e exigem ação concreta.