e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Braga
    • Barcelos
    • Vila Verde
    • Amares
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
    • Mondim de Basto
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
    • O Próximo Passo
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Barcelos: Duas novas exposições na Torre Medieval e no Posto de Turismo celebram o Figurado e o artesanato local
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Braga
    • Barcelos
    • Vila Verde
    • Amares
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
    • Mondim de Basto
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
    • O Próximo Passo
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Cávado > Barcelos > Barcelos: Duas novas exposições na Torre Medieval e no Posto de Turismo celebram o Figurado e o artesanato local
BarcelosCávado

Barcelos: Duas novas exposições na Torre Medieval e no Posto de Turismo celebram o Figurado e o artesanato local

Redação E24
21 de Maio de 2026 14:56
Redação E24
5 meses atrás
Sem comentários
Partilhar
3 minuto(s) de leitura
Barcelos Duas novas exposições na Torre Medieval e no Posto de Turismo celebram o Figurado e o artesanato local
Partilhar

Mostras decorrem de 22 de maio a 19 de julho; Diana Correia apresenta “Ígneo” na galeria do turismo, enquanto a Torre Medieval evoca a devoção popular na arte do barro

O Município de Barcelos inaugura esta sexta-feira, 22 de maio, duas exposições artísticas descentralizadas que colocam em destaque a riqueza do artesanato local e a preservação da identidade minhota. As mostras, que cruzam as abordagens tradicionais com as novas linguagens contemporâneas, vão permanecer abertas ao público até ao dia 19 de julho na Torre Medieval e no Posto de Turismo da cidade.

Na Torre Medieval, a exposição intitulada “Santos do Povo… onde a fé dança com alegria” foca-se num dos eixos temáticos mais emblemáticos do Figurado de Barcelos: a hagiografia e as festividades religiosas de cariz popular. A coleção reúne trabalhos de vários criadores locais, espelhando o imaginário coletivo e a transmissão de saberes técnicos e estéticos entre diferentes gerações de artesãos.

A reinterpretação do barro por Diana Correia

Paralelamente, o espaço galeria do Posto de Turismo recebe o projeto “Ígneo – Quando a Tradição Arde”, assinado pela artesã barcelense Diana Correia sob a chancela da marca Mûthus. A exposição individual constitui uma proposta de autor que reinterpreta os símbolos clássicos do Figurado à luz do design moderno.

Através do recurso ao fogo, ao barro e ao pormenor do desenho manual, a criadora natural de Arcozelo estabelece uma ponte entre o passado e a modernidade. Licenciada em Design de Produção Industrial pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Diana Correia transpõe para as peças cerâmicas a sua especialização em joalharia e design de produto, resultando numa coleção marcada pela experimentação de materiais e pelo rigor técnico.

Horários e planeamento das visitas

Ambos os espaços expositivos contam com o apoio institucional do Município de Barcelos e apresentam formatos de entrada livre. Os interessados poderão efetuar as visitas de acordo com o seguinte plano de horários fixados para a época estival:

  • Torre Medieval: De segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 18h00. Aos sábados, domingos e feriados nacionais, o monumento abre portas das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30.
  • Posto de Turismo: De segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h00. Ao sábado, o acolhimento funciona das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, enquanto aos domingos e dias feriados o horário se fixa das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00.

Igneo – Quando a Tradicao Arde scaled Santos do Povo… onde a fe danca com alegria

ETIQUETAS:arteartedobarroartesanatoBarceloscávadoCulturafiguradoMinhonortetorremedievaltradiçãoturismo

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Viana Exportações disparam 33,4% em março e atingem os 139 milhões de euros Viana: Exportações disparam 33,4% em março e atingem os 139 milhões de euros
Notícia seguinte Bem-estar íntimo o guia para quem quer começar sem saber por onde Bem-estar íntimo: o guia para quem quer começar sem saber por onde
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Braga A tecnologica Baseyard vai criar 200 postos de trabalho no Minho 2
Braga: A tecnológica Baseyard vai criar 200 postos de trabalho no Minho
Business Braga Cávado
6 minutos atrás
Viseu Autarquia aprova estudo que viabiliza urbanizacao de 36 hectares no Fontelo
Viseu: Autarquia aprova estudo que viabiliza urbanização de 36 hectares no Fontelo
Global
15 minutos atrás
Sonnedix
Sonnedix estreia em Portugal centrais solares de grande escala com baterias
Business
21 minutos atrás
Lider da Nvidia foi alvo de espionagem ao servico do governo chines
Líder da Nvidia foi alvo de espionagem ao serviço do governo chinês
Business
27 minutos atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

Bispos
CávadoEsposende

Esposende: Bispos dos quatro cantos do mundo foram conhecer a cidade foz do Cávado

3 anos atrás
Barcelos investe 46 milhoes de euros na Educacao e acolhe mais de 22 mil alunos no ano letivo 20262027
BarcelosCávado

Barcelos: Município investe 46 milhões de euros na Educação e acolhe mais de 22 mil alunos no ano letivo 2026/2027

2 meses atrás
PS Esposende Viana Braga
EsposendeCávado

Esposende: PS critica “eventual” saída de Benjamim Pereira da Câmara

2 anos atrás
Joao Rodrigues braga camara
BragaCávado

Braga: João Rodrigues desafia oposição para dar contributos para Plano e Orçamento Municipal de 2026

10 meses atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • AD em Minho: Governo paga até 70 euros por javali abatido em Barcelos, Amares e Vila Verde
  • Ad em Minho: Governo paga até 70 euros por javali abatido em Barcelos, Amares e Vila Verde

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up