E24

Barcelos: Câmara promove andebol no primeiro ciclo

A prática do Andebol vai chegar aos alunos que frequentam as escolas do 1º ciclo dos Agrupamentos Escolares de Barcelos.

Para esse efeito, foi assinado ontem um protocolo de colaboração entre a Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos (EMEC) e a Federação de Andebol de Portugal /Associação de Andebol de Braga, que tem como principal objetivo a realização de um “Plano de Desenvolvimento do Andebol na área
dos Agrupamentos de Escolas de Barcelos”.

No texto que suporta o protocolo, pode ler-se que, sendo “a prática desportiva de importância vital para o futuro dos nossos jovens” e considerando-se “o elevado valor educativo do Andebol, modalidade de grande implantação nacional e distrital, pode, localmente, assumir também um papel fundamental na formação dos jovens do concelho de Barcelos”.

Este acordo estabelece que “os agentes envolvidos no fenómeno desportivo e na área da sua formação” devem reunir esforços e meios de superação” no sentido de potenciar da melhor forma a prática do andebol.

Na implementação deste protocolo, a EMEC, a FAP e a AAB, comprometem-se a cooperar na realização de um conjunto de ações, nas escolas EB1 dos Agrupamentos, que promovam e prática da modalidade. Entre outras ações, está previsto promover e apoiar as ações de divulgação/implementação do andebol, em Barcelos, realizar ações de formação de agentes desportivos que ajudem os professores no número de horas de formação necessárias para a sua progressão.

O acordo celebrado ressalva ainda a possibilidade de apoiar a filiação de um clube, e, nesse âmbito, assegurar a inscrição dos jovens que desejem realizar esta prática desportiva.

Do lado da EMEC, a Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos obriga-se a promover a prática desportiva do andebol (semanal) nas EB1 de Barcelos, no âmbito da dinamização e promoção das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC). Deve também assegurar as condições materiais para que os monitores possam desenvolver a prática da modalidade, bem como divulgar as ações a desenvolver, possibilitando uma participação alargada dos alunos.

__

Publicidade

error: O conteúdo está protegido!!