Os bispos portugueses celebram os 12 anos do pontificado do Papa Francisco com “profunda gratidão”.
“Um líder que inspira com simplicidade, proximidade e alegria. Desde o início, o Santo Padre tem sido uma voz de esperança, guiando a Igreja e o mundo, especialmente os jovens, com um coração aberto às necessidades do nosso tempo”, destacam.
Os bispos da Igreja Católica portuguesa consideram que “em 2023, as suas palavras ecoaram fortemente na juventude portuguesa, desafiando-nos a ser corajosos, a amar sem medo e a sonhar alto”.
“Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Papa Francisco deixou-nos uma missão clara: aventurarmo-nos na evangelização, sermos pescadores de homens e levar adiante uma pastoral jovem e dinâmica”, apontam.
Num momento em que o Papa Francisco está há mais de um mês internado, os bispos estão “unidos em oração pela sua saúde, pedindo a Deus que lhe dê força e sabedoria para continuar a sua missão”.
“Que a sua mensagem de paz e misericórdia continue a iluminar os caminhos da Igreja e do mundo, inspirando os jovens a serem protagonistas de uma Igreja viva e em saída”, destacam.
Como recorda a exortação *Christus Vivit*, “Cristo vive: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo” (CV, 1).
“Que este aniversário nos motive a levar a alegria do Evangelho a todos os cantos do mundo”, vaticinam.