O congresso nacional de Reiki, que decorreu em Braga, foi um encontro de vivências e partilha de saberes enquadrados no tema Reiki, Ciência e Medicina.
O presidente da Associação Portuguesa de Reiki, João Magalhães, adiantou ao E24 que a iniciativa em Braga, “contou com três momentos que foram convites à reflexão sobre a espiritualidade e o seu enquadramento na vida, no Reiki e na ciência”, com as questões que foram ao encontro das reflexões de Eugénia Carvalho, – líder bracarense da Associação – e, “da profundidade da comprovação do Espírito que é envolto por um corpo de Luis Portela, ou ainda, da lucidez da construção do amor próprio de José Santos, médico de família e autor do livro «O Médico que Fala da Alma».
Recorde-se que, o Reiki é uma terapia alternativa em que o terapeuta coloca as mãos sobre o corpo para canalizar a energia vital do universo, de forma a equilibrar os centros energéticos (chakras) do organismo e a melhorar o bem-estar físico e mental da pessoa.
Prosseguindo na descrição do que foi o congresso, João Magalhães sublinhou que Vitor Neves, presidente da Europacolon, complementou a abordagem do tema da espiritualidade realçando “a importância da presença e atitude de um voluntário”.
Este congresso em Braga teve ainda a atribuição de dois prémios de Investigação sobre os Benefícios de Reiki, um deles a Gertrudes Coelho com “Reiki como Intervenção Terapêutica para Ansiedade em Adolescentes: Uma Revisão de Literatura” e ainda a Iva Sousa que estudou «A Influência da Terapia Complementar Reiki no Ambiente Organizacional: O caso dos Profissionais de Saúde do Serviço de Oncologia do CHTMAD, EPE (Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro), e ainda, a Palmira Peixoto sobre o trabalho «Reiki e Toque terapêutico como terapias integrativas na saúde», onde demonstrou a importância do Reiki como um benefício para jovens e também profissionais de saúde em ambiente hospitalar”.
O Reiki no Hospital de Faro
No Congresso foi, também, revelado o trabalho de nove anos de Reiki no Hospital de Faro “pelas maravilhosas enfermeiras” Magda Fernandes, Andreina Tavares e Rosa Boal, que trouxeram também os testemunhos sentidos daqueles que passaram pelas suas mãos e generosos corações”.
Assim como foi feita uma ponte sobre a intervenção de Reiki e do Toque Terapêutico pela enfermeira Palmira Peixoto, que “trouxe a importância de compreender o conceito de terapia integrativa, assim como da sua aplicabilidade real nos utentes”.
Em termos científicos o professor Luis Matos apresentou em Braga o estudo “Poderá o Reiki Ser Explicado à Luz da Física”, fazendo várias reflexões que demonstram que, “de uma forma maravilhosa, a ciência tem as respostas até para as nossas questões enquanto praticantes de Reiki”.
O 16º Congresso Nacional de Reiki de Braga terminou com uma das mais belas sementes que é a Associação Brasileira de Praticantes de Reiki, fundada por Gláucia Guarino e por Robison Quitério, a 2 de abril de 2024. Esta associação “pretende trazer a qualidade e seriedade da prática de Reiki, assim como a partilha de saberes entre praticantes”.
A concluir, a organização sustenta que, “o Congresso foi um sucesso de vivência graças à entrega dos seus voluntários, das Coordenadoras do Núcleo de Reiki de Braga, a Eugénia Carvalho e a Isabel Silva, assim como dos órgãos sociais e coordenadores da Associação Portuguesa de Reiki, pois todos somos um no esforço para algo melhor para todos”.