E24
hospital de braga

Braga: Mais de 9ME para aquisição de equipamentos médicos

O Hospital de Braga obteve um financiamento de mais de 9 milhões de euros para a aquisição de equipamentos médicos pesados. O financiamento foi oficializado pela Direção Executiva do SNS, no passado dia 5 de dezembro, numa cerimónia realizada no IPO do Porto.

Durante a sessão “Modernização Tecnológica dos Hospitais do SNS”, foi anunciado o investimento total de 117 milhões de euros, uma verba inscrita no PRR, para modernizar 29 unidades hospitalares.

O Hospital de Braga vai receber um 2 angiógrafos, 2 ressonâncias magnéticas, 1 TAC e 1 robô cirúrgico, no valor superior aos 9 milhões de euros.

“A aquisição destes equipamentos vão contribuir para a modernização tecnológica do Hospital de Braga, para o reforço da capacidade de resposta às necessidades dos nossos utentes, e terá um impacto positivo na qualidade e eficácia dos cuidados que prestamos”, refere João Porfírio Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga.

Hospital braga

O pacote de investimento anunciado prevê alcançar a média internacional, no que toca ao número médio de robôs cirúrgicos por milhão de habitantes.

Pretende-se, também, reforçar a capacidade do SNS para responder às mudanças demográficas e epidemiológicas do país e à inovação terapêutica e tecnológica.

A DE do SNS anunciou a aquisição de seis robôs cirúrgicos, que aumentam para 13 o número de equipamentos com estas características no Serviço Nacional de Saúde.

Além da verba inscrita no PRR, o orçamento definido para a ULS de Braga, a executar em 2024, prevê a renovação de equipamentos médico-cirúrgico, administrativo, hoteleiro e informático, que contempla os Cuidados de Saúde Primários, num investimento que ronda os 8 milhões de euros.

Publicidade