Dois militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) conseguiram salvar dois idosos de uma habitação arder em Braga.
A situação ocorreu na madrugada de 22 de setembro, na freguesia de Gualtar.
Ao que apurou o E24, os militares foram ao local depois de alerta dos idosos, não para um incêndio, mas sim para barulhos na habitação que os levaram a concluir que era um assalto.
Ora, os militares chegaram rapidamente ao local, mas depararam-se não com ladrões, mas com chamas no primeiro andar da casa.
De imediato os dois GNR alertaram os bombeiros, e apesar da chegada iminente dosSapadores de Braga, a ameaça direta à vida dos residentes na parte inferior da habitação levou os militares a agir sem demora.
Munidos de uma mangueira e assumindo riscos consideráveis, os elementos da GNR entraram na residência e conseguiram extinguir o fogo, evitando a propagação das chamas e potenciais vítimas.
No entanto, os militares necessitaram de assistência médica devido à inalação de monóxido de carbono, tendo sido transportados para uma unidade hospitalar para tratamento.
“Este episódio evidencia o compromisso da GNR com a segurança da população”, refere o comando distrital da GNR de Braga, destacando “a coragem e prontidão dos seus efetivos perante situações de emergência“.




