E24

Braga: Museu D. Diogo de Sousa recebe altar romano encontrado em igreja de Terras de Bouro

O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, recebe esta sexta-feira a cerimónia de doação de uma Ara romana que passará a integrar a exposição permanente do Museu, e como tal estará disponível para fruição pública.

Este altar foi encontrado em 1724, nas obras de reedificação da sacristia da Igreja Matriz de S. João do Campo, concelho de Terras do Bouro.

O Museu procedeu à intervenção de conservação desta Ara, bem como ao respetivo registo no inventário, requalificando a peça e a informação associada, de forma a que possa ser apreciada pelo público nas melhores condições, e passe a estar disponível para investigadores e demais interessados.

Esta peça era propriedade de Ana Maria Braga da Cruz Ferrão, sendo o ato de doação formalizado pelo seu irmão, Afonso Manuel Braga da Cruz, cumprindo o desejo da anterior proprietária, já falecida.

Estarão presentes na cerimónia de doação familiares e amigos da família, bem como representantes de instituições da cidade.

A Direção Regional de Cultura do Norte e o Museu de Arqueologia de D. Diogo de Sousa regozijam-se com o facto de poderem enriquecer o espólio alusivo a Bracara Augusta, e em sinal de reconhecimento para com a família da doadora prestam esta singela homenagem pública.

Braga Natal 2022

Publicidade