e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Braga: Avançam duas providências cautelares sobre obra que desobedece embargado em Celeirós
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Cávado > Braga > Braga: Avançam duas providências cautelares sobre obra que desobedece embargado em Celeirós
BragaCávado

Braga: Avançam duas providências cautelares sobre obra que desobedece embargado em Celeirós

Nuno Cerqueira
11 de Setembro de 2024 00:35
Nuno Cerqueira
2 anos atrás
Sem comentários
Partilhar
5 minuto(s) de leitura
Partilhar

O caso já começa a ter contornos de escândalo em Braga, com obra da Alexandre Barbosa Borges (ABB) em Celeirós a desobedecer claramente ao embargo da Câmara de Braga depois de queixas dos proprietários que decidiram avançar para duas providências cautelares.

 

Como noticiado pelo E24, o caso refere-se à obra de interesse privado, da Irmãos Borges Imobiliária, pertencente à construtora ABB, com ampliação da zona industrial de Trezeste, junto ao Mercado Abastecedor da Região de Braga, em Celeirós.

A ABB começou a obra, segundo a família do queixoso, apenas com um PIP (Pedido de Informação prévia), não aguardando pela autorização legal camarária, como os demais munícipes, desrespeitando o requisitos legais e o pelouro do Urbanismo da Câmara de Braga, tutelado por João Rodrigues, para que pudesse eventualmente validar qualquer arranque de obras e projetos.

Depois de um processo moroso, entre a Fiscalização, GNR e a Câmara de Braga, a obra foi (finalmente) embargada pelo Município de Braga.

Que contudo a ABB desrespeitou a ordem de embrago e continua a obra, construindo pavilhões, abatendo tudo, aterrando linhas de água e invadindo terrenos de moradores no local, desrespeitando o direito de propriedade e todas as contestações de posse de terceiros.

A Câmara de Braga notificou uma infração grave após a desobediência à ordem de embargo imposta a esta obras localizadas na Avenida de Trezeste e Rua de Santo Amaro, na União das Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro (Braga), junto ao MARB.

A fiscalização realizada pelo agente da autarquia constatou que, apesar da ordem de embargo emitida a 19 de agosto de 2024, os trabalhos no local prosseguem sem qualquer constrangimento.

Os fiscais observaram movimentação de terras, extração de pedras e construção de muros, atividades que estavam proibidas pela ordem de embargo, assim como, também se verifica o abate de sobreiros.

Também foram avistadas viaturas da empresa “ABB”, indicativas de que os trabalhos estavam em curso, em clara violação da lei e desrespeito pela decisão do vereador João Rodrigues, emitida a 19 de agosto de 2024.

Diante da infração, o Município avançou com uma participação formal para processo de contraordenação, enviando o caso ao Departamento Jurídico da Câmara Municipal para as devidas providências legais, esperando-se que o mesmo atue junto do Ministério Público com queixa crime.

Mesmo assim, diariamente, no local continua a verificar-se a execução e desenvolvimento de diversos trabalhos de obra pela construtora ABB, numa espécie de “quero, posso e mando”, afirma a família de proprietários de terrenos invadidos e visados no processo.

Providências cautelares

Os proprietários dos terrenos invadidos confirmaram ao E24 terem avançado com duas providencias cautelares junto do Tribunal de Braga. Uma já teve audiência na passada quarta-feira sobre a invasão do terrenos e desrespeito pelo direito de propriedade por parte da ABB.

“A outra providência cautelar é sobre a restituição de posse de terrenos invadidos”, afirmam os proprietários que até têm interesse que a unidade de execução avance, desde que este cumpra com todos as legalidades e respeito pelo direito de propriedade, sem que a ABB invada o que não lhe pertence, numa atitude arrogante e prepotente de quem tenta intimidar os proprietários e moradores no local”. Devido à postura da ABB, os mesmos estão dispostos a recorrer a todos os mecanismos legais ao seu dispor, defendendo os seus direitos, e incluindo, a respetiva denúncia ao Ministério Público, sendo um processo que poderá arranjar-se durante anos na justiça.

“Não estamos contra o projeto da unidade industrial, só não admitimos que privados invadam terrenos e tentem enriquecer à custa de subtrair o que é dos outros, além do desrespeito pelo ambiente com aterros de linhas de água, abate de sobreiros”, destacam, afirmando ainda que vão avançar com uma ação em tribunal “contra todo o projeto”.

ABB obra celeiros braga
Foto: E24

 

 

ETIQUETAS:ABBBragaCeleiróse24multimediaprincipalTrezesteVideo

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei1
Feliz0
Piscadela0
Surpreso3
Sonolento1
Triste0
Zangado16
Notícia anterior guilherme emilio esposende presidente da camara Esposende: Arranque do ano escolar marcou “estreia” de Guilherme Emílio como o novo presidente da Câmara
Notícia seguinte bloco de esquerda esposende minho BE Esposende: Bloco de Esquerda está “profundamente preocupado” com o futuro do comércio local
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Revelada a causa da morte de Dolly Parton apos o seu falecimento em Nashville
Revelada a causa da morte de Dolly Parton após o seu falecimento em Nashville
Lifestyle
5 minutos atrás
Futeebol Vitor Paneira assume comando tecnico do Pacos de Ferreira
Futebol: Vítor Paneira assume comando técnico do Paços de Ferreira
eSports
11 minutos atrás
igus lanca robo humanoide colaborativo Iggy Rob Home no mercado de servicos
igus lança robô humanoide colaborativo “Iggy Rob Home” no mercado de serviços
Business
42 minutos atrás
Policia Maritima reforca vigilancia nas fronteiras da Grecia com envio de nova equipa
Polícia Marítima reforça vigilância nas fronteiras da Grécia com envio de nova equipa
Global
44 minutos atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

UMInho Reitor arezes Barcelos
BragaCávado

Braga: Novo reitor da UMinho promete “ensino de excelência” (vídeo)

9 meses atrás
neve Minho
BragaArcos de ValdevezCávadoLimaPonte da Barca

Minho: Neve com aviso amarelo do IPMA

1 ano atrás
oleoes esposende
EsposendeCávado

Esposende: Criada rede de recolha de óleos alimentares usados

2 anos atrás
rui rocha IL
Global

Rui Rocha demite-se da liderança da Iniciativa Liberal

1 ano atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • JOSÉ LINO Coelho em Barcelos: Comboio lotado deixa mais de 100 pessoas em terra nas Festas da Agonia
  • Cmfo em Alto Minho: Gato Kiko regressa a casa em Braga três anos depois com ajuda de bombeiros belgas e de Paredes de Coura

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up