e24e24e24
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Braga: Orquestra com doentes de Parkinson dão concerto no Vita
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Lifestyle > Braga: Orquestra com doentes de Parkinson dão concerto no Vita
Lifestyle

Braga: Orquestra com doentes de Parkinson dão concerto no Vita

Nuno Cerqueira
7 de Abril de 2024 10:09
Nuno Cerqueira
Publicado a 7 de Abril de 2024
Sem comentários
Partilhar
4 minuto(s) de leitura
parkinson
Foto: DR
Partilhar

– Publicidade –

Está marcado para o dia 11 de abril no Espaço Vita o concerto da Orquestra Parkinsound com “ON”.

Destaques da Notícia
Trata-se da primeira orquestra mundial composta por músicos que, na sua maioria, aprenderam a tocar instrumentos musicais já depois de lhes ter sido diagnosticada doença de Parkinson.Parecia uma ideia absurda. Estes doentes não parecem os candidatos ideais para tocarem instrumentos. A doença de Parkinson é conhecida por ser incurável, degenerativa e estar associada à lentidão, rigidez, tremor e diminuição do controlo dos movimentos. Uma vez diagnosticada, é recebida com medo, por ser progressivamente incapacitante. O que inviabiliza tocar um instrumento – ou não?…

Pedro Santos, músico, e Margarida Rodrigues, médica neurologista, voltam a reunir a Parkinsound para um Concerto ON.

Trata-se da primeira orquestra mundial composta por músicos que, na sua maioria, aprenderam a tocar instrumentos musicais já depois de lhes ter sido diagnosticada doença de Parkinson.

O concerto ON tem entrada livre – com bilhetes limitados aos lugares existentes – contando com apoio financeiro da Câmara de Braga, desde o primeiro dia, bem como da Caixa Social.

Conta também com o apoio de vários parceiros: Espaço Vita, no auditório; Conservatório Bonfim, na música; CNS Campus Neurológico, na ciência; agência Wonder\Why, no branding.

Pedro Santos é o responsável pela direção artística. Margarida Rodrigues, pela direção clínica. Ambos são os fundadores desta orquestra pioneira, que cruza a investigação médica com a música.

O concerto serve também de lançamento da nova marca da Orquestra Parkinsound, criada pela Wonder/Why. O novo símbolo representa a fusão entre o tremor incapacitante de mãos e o movimento artístico das mãos de um maestro. Revela a capacidade que a orquestra tem de transformar o tremor da doença em música e esperança. O vermelho, escolhido para o símbolo, é a cor que identifica a luta contra esta doença, a nível mundial.

A Parkinsound nasceu há cerca de quatro anos, quando Margarida Rodrigues, médica especializada na doença de Parkinson, teve a ideia de usar uma orquestra comunitária para tentar recuperar os seus doentes – no ânimo e na mobilidade possível.

Parecia uma ideia absurda. Estes doentes não parecem os candidatos ideais para tocarem instrumentos. A doença de Parkinson é conhecida por ser incurável, degenerativa e estar associada à lentidão, rigidez, tremor e diminuição do controlo dos movimentos. Uma vez diagnosticada, é recebida com medo, por ser progressivamente incapacitante. O que inviabiliza tocar um instrumento – ou não?…

Para Margarida Rodrigues a resposta é não. Participar numa orquestra seria um desafio cognitivo estimulante. Implica tocar um instrumento, seguir instruções, estar atento… ou seja, efetuar multitarefas. Valia a pena acreditar e arriscar.

Margarida incentivou os seus doentes a participarem e contagiou a comunidade científica para desenvolver um estudo sobre o projeto.

Pedro obteve o apoio da Câmara de Braga que apoiou o projeto financeiramente e cedeu as instalações. Os primeiros ensaios pareciam caóticos. Muitos doentes desanimaram. Mas, pouco a pouco, começaram a perceber que este era um caos que precedia a harmonia. Instalou-se uma onda de entusiasmo. O concerto era a oportunidade de provarem a si próprios e às famílias que ainda tinham valor.

O primeiro concerto foi um sucesso. Novos concertos foram programados, não só em Braga. Está a ser cuidadosamente avaliada a sua expansão para outros pontos do país.

Da análise científica feita, documentou-se melhoria numa escala clínica. O projeto científico foi apresentado em reuniões nacionais e internacionais e foi distinguido com o prémio de melhor trabalho de investigação clínica pela Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento.

A Orquestra Parkinsound é hoje uma embaixadora nacional das potencialidades dos doentes com Parkinson, promovendo o investimento na sua investigação científica e passando a mensagem de que há uma nova vida depois da doença.

ETIQUETAS:BragaOrquestraparkinsonprincipalVita

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Praia de Apúlia Esposende: “Big Changer” Dobreira esteve na Apúlia e pede a ministros “programa de sensabilização ambiental”
Notícia seguinte 1b463d1a 0e35 4d05 93b0 ecbfa756c997 1 e1712488992858 Barcelos: Incêndio destrói quarto de habitação nas Carvalhas
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

44kSeguidoresGosto
194SeguidoresSeguir
5.2kSeguidoresSeguir
383SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Braga Cultura

Últimas Notícias

erosao esposende ondas
Esposende: Parque de energia de ondas para proteger costa
Esposende Litoral
24 de Maio de 2025
carlos vilas boas gandra esposende carlos silva mudança por todos - 56
Esposende: Carlos Vila Boas apresenta visão para o futuro de Gandra
Esposende Litoral
24 de Maio de 2025
Bombeiros
Minho: Bombeiros unidos em Guimarães para celebrar jornadas
Global
24 de Maio de 2025
acidente inem noite vila verde
Vila Verde: Acidente na EN205 em Prado faz um morto
Vila Verde Cávado
24 de Maio de 2025

– Publicidade –

Advertise

  • Advertise with us
  • Newsletters
  • Deal
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Esposende em Esposende: É oficial. CDS-PP apoia Carlos Silva e Alberto Figueiredo nas autárquicas
  • Joel Santos em Uma comunidade energética em Esposende evita muitos apagões

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up

Notificações