Em silêncio. Foi assim que centenas de pessoas participaram numa ação de solidariedade com a Palestina, realizada em frente à reitoria da Universidade do Minho (UMinho), em Braga.
A iniciativa, promovida pelo Grupo para a Reflexão e Contacto pela Palestina, composto por docentes, investigadores e trabalhadores da Instituição, pretendeu alertar para o genocídio em curso e a grave crise humanitária na Faixa de Gaza.
O protesto, silencioso mas simbólico, contou com a presença de estudantes, elementos da academia minhota e cidadãos de Braga. Panelas, usadas como símbolo da luta por alimentos, assim como roupas infantis e lençóis foram dispostos no local em memória das milhares de crianças palestinianas mortas.
O grupo organizador apelou “a uma posição firme por parte dos Órgãos de Soberania portugueses em defesa dos direitos humanos e da dignidade de todas as vidas”.
Esta não foi a primeira vez que o Largo de Paço junta manifestantes pró-palestina.
Braga: Estudantes pró-Palestina em protesto à porta da reitoria da UMinho
No dia 28 de junho nova ação
Entre as próximas ações previstas, destaca-se um piquenique solidário a realizar-se a 28 de junho, no Parque da Ponte, em Braga. Estão ainda a ser preparadas exposições e outras iniciativas em Braga e Guimarães.