“Quando as Fontes Cantam” celebrou o Dia Nacional da Água nas Sete Fontes, em Braga, unindo literatura, teatro e sensibilização ambiental.
O Parque das Sete Fontes, em Braga, foi palco da celebração do Dia Nacional da Água, com a iniciativa cultural “Quando as Fontes Cantam”. Organizado pela AGERE Braga, em parceria com a Academia de Teatro Tin.Bra, o evento destacou-se pela união de literatura, teatro e educação ambiental.
A apresentação da obra “Quando as Fontes Cantam”, escrita por Adriana Moreira e Hugo Direito Dias, com ilustrações de Patrícia Ferreira, ganhou vida através de uma visita encenada. O dramaturgo Reynaldo Barreto Lisboa adaptou o texto, conduzindo o público por um percurso sensorial com interpretações de Ana Paula Leite e Tiago Guimarães.
O espetáculo seguiu a história de um grupo de crianças em passeio escolar que encontra um grilo falador apaixonado por contar histórias e cantar. Durante a encenação, os visitantes foram convidados a sentir a “sinfonia das águas”, numa experiência que valorizou o património hídrico de Braga e transmitiu uma mensagem de sustentabilidade e preservação da água.
A iniciativa levou dezenas de crianças e famílias às Sete Fontes, permitindo redescobrir este espaço emblemático da cidade de Braga numa perspetiva inovadora. Mais do que uma celebração, a ação reforçou a importância da preservação ambiental e da sensibilização das novas gerações para o uso consciente da água.
Com esta produção artística, a AGERE reafirmou o compromisso de proteger os recursos naturais e de dinamizar eventos culturais em Braga que liguem a comunidade à natureza e ao futuro sustentável do concelho.





