e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Braga: Residência Universitária “Confiança” reforça regeneração urbana e acrescenta 702 camas ao alojamento estudantil
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Cávado > Braga > Braga: Residência Universitária “Confiança” reforça regeneração urbana e acrescenta 702 camas ao alojamento estudantil
BragaCávado

Braga: Residência Universitária “Confiança” reforça regeneração urbana e acrescenta 702 camas ao alojamento estudantil

Nuno Cerqueira
18 de Janeiro de 2026 01:23
Nuno Cerqueira
8 meses atrás
Sem comentários
Partilhar
3 minuto(s) de leitura
residencia universitaria confiança braga
Partilhar

O presidente da Câmara de Braga, João Rodrigues, visitou esta semana a obra da futura Residência Universitária da Fábrica Confiança, assinalando a conclusão da estrutura do novo edifício integrado no empreendimento.

O projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e representa um investimento global de 25,5 milhões de euros.

A nova infraestrutura vai disponibilizar 702 camas, num total de 476 unidades de alojamento, entre quartos individuais, duplos e triplos, incluindo soluções adaptadas a pessoas com mobilidade condicionada. Trata-se de um dos maiores investimentos públicos em alojamento estudantil alguma vez realizados em Braga, com impacto direto na pressão habitacional sentida na cidade.

residencia universitaria confiança braga

Durante a visita, João Rodrigues afirmou que o “reforço expressivo da oferta de camas é um contributo concreto para aliviar o mercado imobiliário”, sublinhando que o aumento da capacidade de alojamento estudantil poderá ajudar a conter o preço médio da habitação. Para o autarca, este investimento é decisivo para garantir que Braga continua a crescer “de forma equilibrada, qualificada e sustentável”.

O projeto assume também uma dimensão relevante de regeneração urbana, ao intervir num ponto histórico da freguesia de São Victor, associado à antiga Fábrica Confiança. A operação combina a reabilitação do edifício industrial original, com preservação de fachadas, paredes interiores e lajes, com a construção de um novo volume, assegurando a continuidade da memória e identidade do local.

Para além dos quartos, a residência irá integrar cozinhas comuns, salas de estudo, zonas de convívio e refeições, lavandaria, espaços exteriores de lazer e áreas de apoio à vida académica. Está igualmente prevista a criação de um espaço museológico com cerca de 1.200 metros quadrados, dedicado à história da antiga fábrica de sabonetes e perfumes, reforçando a ligação entre habitação, cultura e património.

João Rodrigues destacou ainda a parceria com a Universidade do Minho, considerando-a determinante para responder às necessidades da comunidade académica e para consolidar Braga como cidade universitária de referência no Norte do país.

2 276 2 260 2 332

ETIQUETAS:BragaEnsino Superiorhabitaçãoprincipalresidência universitária

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso1
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior barcelos Barcelos: Fórum Elos D’Abrigo junta instituições para discutir integração dos sem-abrigo
Notícia seguinte acidente cerdeirinhas vieira do minho geres - 1 EN103: Violenta colisão nas Cerdeirinhas em Vieira do Minho. Há 3 feridos
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Braga Buzinao nesta quinta feira junto a Bosch e Aptiv contra a inflacao e por melhores salarios e1789665359718
Braga: PCP realizou buzinão de protesto contra o aumento do custo de vida junto à Bosch e Aptiv (Vídeo)
Braga Cávado
15 horas atrás
filipe veiga fonte boa rio tinto funcionário da junta esposende - 1
Esposende: Funcionário da Junta de Fonte Boa e Rio Tinto morre no centro de compostagem
Esposende Litoral
16 horas atrás
luis rugo braga viana
Braga: “Falso advogado” de Viana que exerceu quase 30 anos garante em tribunal que fez “as disciplinas todas”
Braga Cávado
17 horas atrás
Ciclismo Oitava edicao do Granfondo do berco do Alvarinho junta centenas de ciclistas este domingo
Ciclismo: Oitava edição do Granfondo do “berço do Alvarinho” junta centenas de ciclistas este domingo
eSports
17 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

Queda arvore EN13 forjaes esposende ponte de lima
CávadoEsposende

Esposende: EN103 cortada devido a queda de árvore. BV Fão no socorro

3 anos atrás
Bispos
CávadoEsposende

Esposende: Bispos dos quatro cantos do mundo foram conhecer a cidade foz do Cávado

3 anos atrás
combate à vespa asiatica minho vila verd eportugal - 2
Vila VerdeCávado

Vila Verde: Proteção Civil destruiu 638 ninhos de vespa asiática em 2025

8 meses atrás
sc braga sporting taca portugal - 1
eSports

Futebol: Veja o golão (vídeo) do SC Braga que eliminou o Sporting na Taça de Portugal

9 meses atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Asel em Braga: Homem pede indemnização de 6 mil euros a ex-mulher por violência doméstica e mutilação genital
  • António Marques em As praias são de todos. O abandono também?

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up