Esta transição foi concretizada num encontro da direcção executiva da rede, que decorreu este fim-de-semana, na cidade alemã de Mannheim.
Este é um importante marco para Braga, destacando o reconhecimento internacional do trabalho realizado pelo Município no fortalecimento das relações multilaterais entre cidades e na promoção da democracia.
No seu novo papel, Ricardo Rio comprometeu-se em “impulsionar” o trabalho do GPM, uma plataforma global que reúne líderes municipais de todo o mundo para enfrentar os desafios mais prementes da actualidade.
“O meu objectivo é apostar na promoção do diálogo e a cooperação entre líderes locais, influenciando as organizações regionais e globais na tomada de decisões que afectam directamente as cidades e as suas populações”, afirmou o autarca de Braga.
Durante o seu mandato, Ricardo Rio terá como prioridade a promoção da democracia nas cidades.
“Acredito firmemente que a participação dos cidadãos é essencial para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais. Além disso, estou empenhado em reforçar a importância das relações multilaterais entre cidades, reconhecendo que estas têm muito a ganhar ao partilhar conhecimentos e boas práticas, mas também para influenciar as decisões dos governos nacionais e entidades internacionais”, frisa Rio.
Outro objectivo chave será abordar o papel das cidades no apoio às populações mais desfavorecidas.
“Através do GPM, é fundamental impulsionar iniciativas que visem melhorar a qualidade de vida dos cidadãos mais vulneráveis, com particular ênfase no acesso à educação, habitação, saúde e emprego”, afirmou Ricardo Rio.
Além disso, o autarca de Braga está empenhado em alargar a rede de influência do GPM, trabalhando para atrair novos membros e estabelecer parcerias com outras organizações relevantes, como tem sido o caso da OCDE, Eurocities ou a United States Conference of Mayors.
“Ao fortalecer e expandir a rede, o GPM será capaz de desempenhar um papel ainda mais significativo na defesa dos interesses das cidades em fóruns globais e na implementação de soluções inovadoras para os desafios urbanos”, acrescentou.
O presidente da Câmara Municipal de Braga afirmou ainda que assume o cargo com “entusiasmo, determinado e comprometido em trabalhar em estreita colaboração com autarcas de todo o mundo para construir um futuro mais inclusivo, sustentável e próspero para as cidades e as suas comunidades”.
Sobre o Global Parliament of Mayors
O Global Parliament of Mayors é uma plataforma global que reúne líderes locais de todos os continentes para fortalecer a governança urbana, promover o diálogo entre os líderes locais e influenciar as organizações regionais e globais nas tomadas de decisão que afectam directamente as cidades e as suas populações. Da direcção actual da rede fazem parte as cidades de Braga (Portugal), Mannheim (Alemanha), Rochester Hills (EUA), Quelimane (Moçambique), Ghent (Bélgica), Banjul (Gâmbia), Monróvia (Libéria) e Katowice (Polónia).