Esta iniciativa em Braga, intitulado “Zooarqueologia do laboratório à divulgação: as faunas da Idade do Bronze Final do Outeiro do Circo (Mombeja, Beja) como caso de estudo,” será liderado pelo renomado investigador e professor da Universidade de Évora, Nelson J. Almeida.
O workshop, aberto ao público, oferecerá uma introdução detalhada às metodologias utilizadas para estudar as faunas encontradas em contextos arqueológicos, fornecendo uma visão profunda de como os pesquisadores analisam e interpretam vestígios de animais do passado.
O destaque do evento será a apresentação dos resultados zooarqueológicos obtidos a partir das escavações no povoado do Outeiro do Circo, inserido no contexto do Sudoeste Ibérico.
Este estudo é parte integrante do Projeto de Investigação e Divulgação do Outeiro do Circo 2022-2023, que conta com o generoso apoio do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.
O workshop é gratuito e destinado a adultos interessados em arqueologia e zoologia, mas devido a limitações de espaço, está sujeito a um número máximo de 20 participantes.
Portanto, é essencial fazer uma inscrição prévia para garantir sua vaga. As inscrições podem ser feitas através do e-mail: sofiaeiras22@gmail.com.
Este evento promete oferecer uma visão única sobre as descobertas arqueológicas recentes relacionadas com a Idade do Bronze Final em Beja, através do estudo de restos de animais que têm muito a contar sobre a história da região.
“Não perca esta oportunidade de aprender com um dos principais especialistas em zooarqueologia em Portugal e de explorar os mistérios do passado”, desafia a organização.