A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, vai presidir às cerimónias marcadas para a manhã do dia 12 de janeiro e que também sinalizam os 18 anos desta instituição que nasceu em Vila Verde.
Segundo declarações ao programa “Sentido Único” do E24 de Jorge Pereira, presidente da direção do CSVH, os projetos fazem parte de uma nova dimensão que pretende dar respostas onde elas não existem.
“A Casa Mãe – Quinta do Senhor será uma estrutura de apoio à deficiência, localizada em Vila Verde. Esta iniciativa é composta por um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e uma Residência de Autonomização e Inclusão (RAI), cuja finalidade é proporcionar um ambiente acolhedor, inclusivo e capacitador para pessoas com deficiência”, destaca Jorge Pereira, dando nota que o investimento é de 3,5 milhões de euros na construção de um novo edifício, em Vila Verde, que integrará uma estrutura de apoio à deficiência e permitirá também acolher os serviços administrativos da instituição.
O outro projeto, uma creche que ficará aberta 24 horas, já tem fila de espera e vai ficar situado na zona entre a Universidade do Minho (campus de Gualtar) e o Hospital de Braga. Vai-se chamar Clube dos Pequenos.
“Esta é também uma resposta aquilo à rede europeia que Braga lidera das cidades da economia noturna“, apontou Jorge Pereira.