e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Braga
    • Barcelos
    • Vila Verde
    • Amares
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
    • Mondim de Basto
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
    • O Próximo Passo
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Caxemira: Já não é uma crise mas sim uma nova guerra
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Braga
    • Barcelos
    • Vila Verde
    • Amares
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
    • Mondim de Basto
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
    • O Próximo Passo
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Global > Caxemira: Já não é uma crise mas sim uma nova guerra
Global

Caxemira: Já não é uma crise mas sim uma nova guerra

Nuno Cerqueira
7 de Maio de 2025 12:21
Nuno Cerqueira
1 ano atrás
Sem comentários
Partilhar
4 minuto(s) de leitura
Caxemira guerra paquistao india conflito
Foto: DR
Partilhar

O conflito entre a Índia e o Paquistão atingiu um novo patamar de gravidade após a realização de ataques aéreos indianos em território paquistanês.

Esta é a pior escalada militar entre as duas potências nucleares em mais de duas décadas e que assume contornos claros de guerra.

Operação Sindoor: Ação Militar Indiana

Na madrugada de 7 de maio de 2025, a Índia lançou a “Operação Sindoor”, realizando ataques com mísseis contra nove locais no Paquistão e na Caxemira administrada pelo Paquistão.

Segundo o Ministério da Defesa indiano, os alvos eram infraestruturas terroristas utilizadas para planejar ataques contra a Índia, incluindo bases do Lashkar-e-Taiba em Muridke e do Jaish-e-Mohammad em Bahawalpur .

A ofensiva foi uma retaliação ao ataque ocorrido em 22 de abril, quando homens armados mataram 26 turistas, a maioria hindus, em Pahalgam, na Caxemira indiana. A Índia atribuiu o ataque ao grupo Lashkar-e-Taiba, sediado no Paquistão, e identificou a participação de Hashim Musa, ex-comando das Forças Especiais do Exército Paquistanês, como um dos responsáveis

Resposta Paquistanesa e Escalada Militar

O Paquistão condenou os ataques indianos, classificando-os como um “ato de guerra” e prometeu uma resposta robusta.

Autoridades paquistanesas relataram a morte de pelo menos 31 civis, incluindo mulheres e crianças, e danos significativos a infraestruturas civis, como mesquitas em Bahawalpur e Muridke.

Em retaliação, o Paquistão afirmou ter abatido cinco aeronaves indianas e capturado soldados, embora a Índia não tenha confirmado essas alegações.

Trocas intensas de artilharia foram registradas ao longo da Linha de Controlo, resultando em vítimas civis e militares de ambos os lados.

A escalada militar levou ao colapso das relações diplomáticas entre os dois países. A Índia suspendeu o Tratado das Águas do Indo, fechou o principal posto fronteiriço em Attari-Wagah, cancelou vistos para cidadãos paquistaneses e expulsou diplomatas paquistaneses.

O Paquistão respondeu suspendendo o Acordo de Simla de 1972, fechando seu espaço aéreo para aeronaves indianas, interrompendo o comércio bilateral e expulsando diplomatas indianos.

A comunidade internacional expressou preocupação com a escalada do conflito. Nações como China, Estados Unidos, Rússia, Reino Unido e França apelaram à moderação e ao diálogo. O Conselho de Segurança da ONU convocou uma reunião de emergência para discutir a situação.

Contexto Histórico do Conflito

A região da Caxemira tem sido um ponto de discórdia entre a Índia e o Paquistão desde a independência de ambos os países em 1947. Ambos reivindicam a totalidade do território, mas controlam partes distintas. O conflito já resultou em três guerras e inúmeras escaramuças. A atual escalada é a mais grave desde o confronto de Kargil em 1999.

Perspectivas Futuras

Analistas alertam que a atual escalada pode levar a um conflito mais amplo, com consequências imprevisíveis, dada a capacidade nuclear de ambos os países.

A situação permanece volátil, com riscos significativos para a estabilidade regional e internacional.

A comunidade internacional continua a monitorar de perto os desdobramentos, com esforços diplomáticos sendo intensificados para evitar uma guerra em larga escala.

 

ETIQUETAS:AsiacaxemiradestaqueguerraindiaOcorrênciaspaquistao

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso1
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior vaticano capela sistina conclave papa eleicao Conclave: Papa pode ser já eleito hoje. Quem são os favoritos? Tudo sobre o conclave no Vaticano
Notícia seguinte azulejo bordade viana arte Viana: Este é o resultado do “Coração”. Conheça aqui as novas obras de arte pública
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Viseu Autarquia aprova estudo que viabiliza urbanizacao de 36 hectares no Fontelo
Viseu: Autarquia aprova estudo que viabiliza urbanização de 36 hectares no Fontelo
Global
32 minutos atrás
Sonnedix
Sonnedix estreia em Portugal centrais solares de grande escala com baterias
Business
38 minutos atrás
Lider da Nvidia foi alvo de espionagem ao servico do governo chines
Líder da Nvidia foi alvo de espionagem ao serviço do governo chinês
Business
44 minutos atrás
Esposende Esposende Ambiente investe 212 mil euros em telemetria para contadores de agua e1793354483527
Esposende: Esposende Ambiente investe 212 mil euros em telemetria para contadores de água
Litoral Esposende
57 minutos atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

acidente Braga Camião
BragaCávado

Braga: Camião entre em despiste e capota no nó de Celeirós da A3

3 anos atrás
acidente barcelos EN103
BarcelosCávado

Barcelos: Colisão na EN103 em Vilar do Monte faz dois feridos

1 ano atrás
Captura de ecra 2022 09 10 as 22.56.08
Global

Veleiro “Happy Wanderer” pega fogo e afunda ao largo da Póvoa de Varzim

4 anos atrás
Incendio ermida lindoso PNPG ponte da barca
GlobalPóvoa de Lanhoso

Minho: Mulher detida pela PJ por suspeita de ter ateado fogo a floresta

1 ano atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • AD em Minho: Governo paga até 70 euros por javali abatido em Barcelos, Amares e Vila Verde
  • Ad em Minho: Governo paga até 70 euros por javali abatido em Barcelos, Amares e Vila Verde

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up