João Almeida protagonizou este domingo uma das maiores reviravoltas da época ao vencer a Volta à Suíça 2025.
O ciclista português da UAE Team Emirates recuperou mais de três minutos perdidos na primeira etapa e confirmou o triunfo na cronoescalada final, deixando o francês Kevin Vauquelin para trás.
Depois de um arranque complicado, Almeida reagiu como verdadeiro líder. Venceu três etapas, ficou em segundo noutras duas e chegou à derradeira jornada com 33 segundos de desvantagem para Vauquelin.
No contrarrelógio final, mostrou-se imbatível: passou aos 4,5 km já com vantagem e terminou com o tempo de 27m33s, 25 segundos mais rápido que Felix Gall. Vauquelin não resistiu à pressão e cedeu tempo suficiente para o português assumir a liderança da geral.
“A minha equipa fez um ótimo trabalho numa etapa difícil. Todos os segundos são importantes, mas nada está decidido”,dizia Almeida no sábado. Um dia depois, decidiu tudo.
Com 26 anos, o corredor de A-dos-Francos alcança a sua vitória mais importante até hoje, tornando-se o segundo português a vencer a Volta à Suíça, depois dos três títulos de Rui Costa (2012, 2013, 2014).
O feito ganha ainda mais significado por acontecer às portas do Tour de France, onde Almeida surge agora como uma das principais figuras da equipa.
A Volta à Suíça confirmou a evolução do português como ciclista completo: eficaz na montanha, rápido em descidas e decisivo no contrarrelógio.
É o novo “Bota Lume” do ciclismo nacional, com ambições cada vez mais altas no pelotão internacional.
