E24
separação_quando_ainda_existe_amor

Como lidar com a separação quando ainda existe amor?

A separação é um dos momentos mais difíceis na vida de qualquer pessoa, principalmente quando ainda existe amor entre o casal. Muitas vezes, o fim da relação não é uma decisão mútua, mas sim uma imposição de uma das partes, que já não sente mais o mesmo pelo outro.

Mas como lidar com esta situação? Como superar a dor da perda e seguir em frente? Será que há como lidar com a separação quando ainda existe amor?

Para responder a estas perguntas, conversámos com Maicon Paiva, o Espiritualista do Espaço Recomeçar, que traz algumas orientações sobre este assunto. Confira!

Veja também: Adoçamento Amoroso!

Quais são os sinais de desinteresse na relação?

Antes de terminar uma relação, é importante observar se há sinais de desinteresse na relação. Estes sinais podem indicar que o amor está a arrefecer e que é preciso tomar uma atitude para reverter a situação ou aceitar o fim. Segundo Maicon Paiva, alguns dos sinais são, como falta de comunicação, perda de intimidade, falta de compromisso e perda da admiração.

“Quando estes sinais aparecem, é preciso ter uma conversa franca e sincera com o parceiro, para entender o que se está a passar e tentar resolver os conflitos. Muitas vezes, o desinteresse pode ser apenas uma fase passageira, causada por algum stress ou problema externo. Mas se for algo mais profundo, é melhor terminar a relação do que prolongar o sofrimento”, afirma Maicon.

Sinais de que ele quer terminar, mas não tem coragem

Em alguns casos, o parceiro pode querer terminar a relação, mas não tem coragem de dizer isso claramente. Ele pode ter medo de magoar o outro, de ficar sozinho ou de se arrepender depois. Nestes casos, ele pode dar alguns sinais de que quer terminar, mas não tem coragem, sendo alguns deles, tais como afastar-se e evitar ficar perto do outro, irritar-se facilmente e perder a paciência por qualquer motivo, mudar o comportamento e deixar de ser carinhoso, atencioso e romântico, assim como demonstrar interesse por outras pessoas ou comparar o parceiro com alguém.

“Estes sinais são muito claros de que ele quer terminar, mas não tem coragem. Neste caso, é melhor tomar a iniciativa e terminar a relação você mesmo. Não adianta insistir em algo que já acabou. Você merece alguém que o ame e o valorize como você é”, orienta Maicon Paiva.

Como lidar com o fim da relação?

Terminar uma relação nunca é fácil, principalmente quando ainda existe amor. É normal sentir tristeza, raiva, culpa e saudade. Mas é preciso saber lidar com esses sentimentos e seguir em frente. Maicon Paiva dá-nos algumas dicas de como lidar com o fim da relação, tais como aceite a realidade, não negue ou fuja da situação, expresse os seus sentimentos, não guarde tudo para si, cuide de si mesmo, não se descuide da sua saúde física e mental, aprenda com a experiência, não se martirize pelos erros ou pelos acertos.abra-se para o novo, não fique preso ao passado ou ao que poderia ter sido.

“O fim de uma relação é um momento de luto, mas também de renascimento. Você pode superar essa dor e recomeçar a sua vida com mais força e sabedoria. Lembre-se de que o amor nunca acaba, ele apenas se transforma. Talvez vocês precisem de um tempo para se reencontrarem ou talvez vocês sejam felizes em outros caminhos. O importante é que você se ame e se respeite acima de tudo”, conclui Maicon Paiva.

Portanto, o melhor a fazer é esperar que a poeira assente, refletir sobre o que aconteceu e a partir daí tomar alguma decisão sobre o que fazer, podendo seguir em frente ou conversar com o ex para reatar a relação. Independentemente de qual seja a decisão, o que deve prevalecer é o amor-próprio e o respeito por si mesmo. Saiba mais sobre diversos assuntos como este no nosso site.

Saiba mais sobre diversos assuntos como esse aqui no nosso site.

Publicidade