e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Do luto à luta
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Opinião > Do luto à luta
Opinião

Do luto à luta

Pedro Macedo
18 de Junho de 2026 12:00
Pedro Macedo
3 meses atrás
Sem comentários
Partilhar
3 minuto(s) de leitura
ultimo aviso clima regenerar cooperar ponte esperança Pedro Macedo fascista climatico cabeça cronica natal
Pedro Macedo - Provedor do Clima
Partilhar

Há uma epidemia de desesperança. Perdemos direitos civis, ecossistemas, o clima estável que nos permitiu prosperar nos últimos dez mil anos.

Tudo para o lucro infinito de meia dúzia de megalómanos. Não tinha de ser assim. Os nossos governantes estão transformados em mordomos que servem as elites, e perderam toda e qualquer vergonha. Alimentam as guerras, criam tecnologias para nos controlar, dizem os disparates que lhes apetece. Estamos fartos.

 

Fazer o luto não é fácil, porque a tragédia é imensa. Para qualquer lado que se olhe, há gente a rapar o tacho, de forma impune. Arrebatam-se as praias públicas para os resorts privados, cortam-se as últimas florestas que nos salvam, contaminam-se as águas. Planos para estender a toalha na Arrábida, fazer piqueniques em Ovar ou mergulhar na albufeira do Lindoso? É melhor esquecer.

 

São tudo consequências da “ditadura de uma economia que mata“, conforme lhe chamou o Papa Leão XIV. Na sua exortação apostólica “Dilexi Te“ denuncia as ideologias que defendem a autonomia absoluta dos mercados e a especulação financeira em detrimento do bem comum. Uma das raras vozes internacionais com lucidez e coragem.

WhatsApp Image 2026 06 17 at 14.35.07 2
Papa Leão XIV e Trump. Créditos: Revista Exame

Quem vive no interior, tinha de lidar com os chamados “custos de contexto” do mundo rural, agravados pela vulnerabilidade aos efeitos das alterações climáticas, com os incêndios à cabeça. Agora perdem a terra para megaprojetos de energias renováveis e falsa transição, que os deixam ainda mais depauperados. Em Boticas a Savannah Resources recebe milhões do Estado e autorização para entrar em baldios e propriedades privadas, mesmo contra a vontade de parte da população local e das autarquias. Uma verdadeira “licença para matar”, só que desta vez não é para o James Bond, é para os “maus da fita”. Somos obrigados a lutar.

 

A Justiça Climática é justamente o tema do Encontro que irá acontecer este sábado, 20 de junho, em Guimarães. Cerca de 30 organizações juntam-se para discutir como reforçar a voz dos grupos mais afetados pelo colapso climático. Serão apresentados os resultados preliminares do EJMapping, que mapeia conflitos ambientais por todo o País. Iremos ouvir como o Climáximo tem estado a trabalhar junto de comunidades de alguns dos territórios mais fustigados pelos incêndios florestais. Iremos escutar jovens e ativistas mexicanos. Descobrir como Covas do Barroso resiste à prospeção do lítio.

imagem

Guimarães: Encontro pela Justiça Climática no Norte debate crise ecológica

ETIQUETAS:ambientearrabidaclimaximocomunidadedireitocivilditaduraecologiaGuimarãesjustiçacimaticaopiniãoOvarpapaleaoxiv

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
PorPedro Macedo
Pedro Macedo - Provedor do Clima
Notícia anterior Guimarães Encontro pela Justiça Climática no Norte debate crise ecológica Guimarães: Encontro pela Justiça Climática no Norte debate crise ecológica
Notícia seguinte Vila do Conde GNR detém em flagrante gangue que assaltava lojas enquanto depositava dinheiro furtado Vila do Conde: GNR detém em flagrante gangue que assaltava lojas enquanto depositava dinheiro furtado
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Esposende 28.a Festa do Idoso reuniu mais de 2.000 pessoas de todo o concelho no Santuario de Fatima
Esposende: 28.ª Festa do Idoso reuniu mais de 2.000 pessoas de todo o concelho no Santuário de Fátima
Esposende Litoral
11 minutos atrás
Famalicao Colisao entre carro e camiao na EN14 em Vale Sao Cosme faz dois feridos ligeiros e1789721431390
Famalicão: Colisão entre carro e camião na EN14 em Vale São Cosme faz dois feridos ligeiros
Famalicão Ave
15 minutos atrás
Vila Verde IV Feira da Saude promove rastreios gratuitos e palestras na Adega Cultural
Vila Verde: IV Feira da Saúde promove rastreios gratuitos e palestras na Adega Cultural
Vila Verde Cávado
27 minutos atrás
Braga Buzinao nesta quinta feira junto a Bosch e Aptiv contra a inflacao e por melhores salarios e1789665359718
Braga: PCP realizou buzinão de protesto contra o aumento do custo de vida junto à Bosch e Aptiv (Vídeo)
Braga Cávado
16 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

Liberdade imprensa jornalismo
Opinião

A Liberdade da Mentira e da Injustiça

5 meses atrás
abc sa leite investbraga Joao Lopes braga Etar contas agere
Opinião

O Estado das EM´s de Braga – AGERE

4 meses atrás
Joao lopes opiniao Braga litio minho galiza
Opinião

O “candidato ideal” às autárquicas em Braga

1 ano atrás
UMinho patentes
BragaCávado

Braga: UMinho lidera nas patentes em Portugal

3 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Asel em Braga: Homem pede indemnização de 6 mil euros a ex-mulher por violência doméstica e mutilação genital
  • António Marques em As praias são de todos. O abandono também?

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up