e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler E agora? Separação de freguesias está em causa: lei não permite alterações a seis meses de eleições
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Global > E agora? Separação de freguesias está em causa: lei não permite alterações a seis meses de eleições
Global

E agora? Separação de freguesias está em causa: lei não permite alterações a seis meses de eleições

Nuno Cerqueira
13 de Março de 2025 12:39
Nuno Cerqueira
1 ano atrás
Sem comentários
Partilhar
4 minuto(s) de leitura
esposende freguesias
Foto: Nuno Cerqueira
Partilhar

A recente promulgação do diploma que prevê a desagregação de freguesias em Portugal está a gerar um intenso debate político e jurídico, especialmente devido à proximidade das próximas eleições autárquicas.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o diploma, conforme é obrigado por lei, mas alertou que a legislação vigente impede a criação de freguesias nos seis meses que antecedem qualquer ato eleitoral a nível nacional.

Este alerta presidencial baseia-se no artigo 15.º da Lei n.º 39/2021, que estabelece o regime jurídico de criação, modificação e extinção de freguesias. Este artigo especifica que não é permitida a criação de freguesias durante os seis meses imediatamente anteriores à data marcada para a realização de quaisquer eleições a nível nacional.

A questão ganhou relevância após a Iniciativa Liberal (IL) ter manifestado preocupação quanto à legalidade e oportunidade da desagregação das freguesias neste período.

Rui Rocha, líder da IL, afirmou que o partido vê fundamentos jurídicos e políticos para contestar esta iniciativa, considerando-a uma “péssima ideia”.

Por outro lado, o Partido Socialista (PS) e o Partido Social Democrata (PSD) têm minimizado as preocupações levantadas.

O PSD, após o veto inicial do Presidente da República ao diploma que desagregava 135 uniões de freguesias, decidiu reconfirmar a aprovação do mesmo, justificando a decisão com as expectativas criadas junto de autarcas e populações locais.

Este processo de desagregação remonta à Reorganização Administrativa do Território das Freguesias de 2013, conhecida como “Lei Relvas“, que reduziu o número de freguesias de 4.259 para 3.091 através de agregações.

Desde então, têm sido feitos esforços para reverter algumas dessas agregações, permitindo que freguesias se separem e recuperem a sua autonomia administrativa.

A Associação Nacional de Freguesias (Anafre) tem defendido a necessidade de avançar com a desagregação, argumentando que muitas freguesias já iniciaram os preparativos necessários e que há tempo suficiente para implementar o novo mapa autárquico antes das próximas eleições.

Contudo, a proximidade das eleições autárquicas, previstas para ocorrer entre 22 de setembro e 14 de outubro, coloca desafios adicionais. A lei estabelece que qualquer alteração ao mapa das freguesias deve ser concluída pelo menos seis meses antes das eleições, o que implica que o processo de desagregação teria de estar finalizado até março de 2025.

A Iniciativa Liberal já manifestou a intenção de lutar contra a desagregação das freguesias, tanto no plano jurídico como político, considerando que a iniciativa não serve os interesses das populações e pode comprometer a eficiência administrativa.

Em suma, a desagregação das freguesias em Portugal encontra-se num ponto crítico, com divergências significativas entre os principais partidos políticos e entidades envolvidas.

Enquanto o PS e o PSD avançam com o processo, confiantes na sua legalidade e oportunidade, a IL e outras vozes críticas alertam para possíveis implicações legais e administrativas, especialmente devido à proximidade das eleições autárquicas.

O cumprimento dos prazos legais estabelecidos será fundamental para garantir a legitimidade e eficácia de qualquer alteração ao mapa das freguesias.

ETIQUETAS:AutárquicasdesagregaçãofreguesiasLegislativasprprincipalveto

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso2
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Gouveia e Melo Cada vez mais candidato. Está pedido o registo “Movimento Gouveia e Melo Presidente”
Notícia seguinte Falemos de Orçamento na União Europeia (I)- De onde provêm as receitas do orçamento da União Europeia?
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

IA Viana Câmara aprova orçamento “recorde” de 157 milhões. PSD e CDU votaram contra
“Keep calm”: Câmara de Viana já corrigiu falhas apontadas pelo Tribunal de Contas
Viana do Castelo Litoral
13 horas atrás
Barcelos Municipio aprova juri e gestores para o concurso publico internacional da nova ETAR
Barcelos: Município aprova júri e gestores para o concurso público internacional da nova ETAR
Barcelos Cávado
15 horas atrás
Amarante Entrada norte da cidade em transformacao no troco da ex Estrada Nacional 15
Amarante: Entrada norte da cidade em transformação no troço da ex-Estrada Nacional 15
Global
15 horas atrás
Braga Polidesportivo de Tadim reabre totalmente renovado apos obras de requalificacao
Braga: Polidesportivo de Tadim reabre totalmente renovado após obras de requalificação
Braga Cávado
16 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

peditorio falso bombeiros 3 - 1
Global

GNR encerra esquema de 20 anos de falsos peditórios de bombeiros

1 ano atrás
A3 ponte de lima esposende urgencia hospital viana ULSAM Monção EN13
BragaCávado

Acidente com ambulância dos Bombeiros de Braga faz dois feridos em Sistelo

4 anos atrás
PSP UNEF aeroportos
Global

Incêndio no aeroporto de Lisboa obriga à evacuação do check-in

12 meses atrás
SC Braga Gil Vicente
eSports

Futebol: Gil empata SC Braga “desgastado”

2 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Cmfo em Alto Minho: Gato Kiko regressa a casa em Braga três anos depois com ajuda de bombeiros belgas e de Paredes de Coura
  • Fernanda em (vídeo) Esposende: Draga regressa à foz do Cávado para travar acumulação de areias

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up