E24
andreia vilas boas

Esposende: Andreia é de Gemeses e ajuda pequenos negócios de portugueses na Suiça

Andreia Vilas Boas é natural de Esposende, nomeadamente de Gemeses, e com mais três amigas – a Elsa de Vizela, Andreia de Paredes e a Susana da Amadora – decidiu criar um “showroom empreendedoras” que está acrescer de forma incrível junto da comunidade portuguesa na Suíça.

Aliás, o projeto tronou-se mesmo um verdadeiro símbolo de orgulho e identidade para a comunidade portuguesa e toda a gente fala delas.

Andreia Quinta Vilas Boas (Esposende), Elsa Ferreira (Vizela), Andréia Moreira (Paredes) e Susana Teixeira (Amadora) são as mentes por trás deste evento, que começou como uma iniciativa modesta e cresceu exponencialmente ao longo das suas três edições anteriores.

“O principal propósito do Showroom Empreendedoras é destacar os pequenos negócios portugueses na Suíça, proporcionando um dia de celebração e união para a comunidade de emigrantes”, refere Andreia ao E24.

As fundadoras expressam o desejo de criar um espaço onde, por um dia, possam sentir o chão sob seus pés, a nacionalidade em seus corações, e não sejam apenas “emigrantes”.

“Desde a primeira edição, com 10 empreendedores, até a última edição, que contou com 60 participantes, o evento cresceu de forma notável, tornando-se uma vitrine para produtos e talentos portugueses na Suíça”, destacam ainda as organizadoras do evento.

andreia vilas boas

A aguardada quarta edição do evento está marcada para o próximo domingo, dia 26 de novembro de 2023, no Union Kultur- & Begegnungszentrum em Basel, Suíça.

Andreia refere que o evento “tem entrada gratuita” e contará com “mais de 60 empreendedores de diversos setores, oferecendo uma exposição e venda de produtos típicos portugueses”.

Além do aspecto empreendedor, o evento terá uma rica programação cultural, incluindo uma Aula de Zumba gratuita, apresentações literárias, palestras de interesse comunitário, atuações do Rancho Folclórico de Basel, Concertinas à Portuguesas, e música popular ao longo do dia.

Destacando ainda mais o lado solidário do evento, o Showroom Empreendedoras acolherá o projeto “As meninas da Suíça”, uma organização sem fins lucrativos que visa ajudar crianças com necessidades especiais em Portugal.

A organização estará presente para a angariação de fundos e alimentos para os cabazes de Natal destas famílias.

São esperados 300 visitantes ao longo do dia “proporcionando um ambiente único de partilha, onde os portugueses na Suíça se sentirão verdadeiramente em casa”, vaticina Andreia.

O Showroom Empreendedoras é mais do que um evento comercial; é uma celebração vibrante da cultura portuguesa e um exemplo inspirador do espírito empreendedor da comunidade

Publicidade