E24
BV Fao e BV Esposende

Esposende: Câmara continua a ajudar os bombeiros e paga “seguros”

O Município de Esposende reiterou o compromisso de assumir integralmente os encargos financeiros relacionados com os seguros de acidentes de trabalho, frota automóvel, responsabilidade civil de transporte de doentes e de embarcações das associações humanitárias de bombeiros do concelho.

Esta decisão, aprovada por unanimidade na reunião de Câmara, destaca-se pela continuidade do suporte financeiro durante os próximos dois anos, de 2024 a 2026, num investimento global de 62 mil e 250 euros.

Do montante total, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esposende receberá 35 mil e 600 euros, enquanto a Benemérita Associação dos Bombeiros Voluntários de Fão será contemplada com 29 mil 650 euros.

Estes fundos visam fortalecer as capacidades operacionais das instituições, reconhecendo o papel vital desempenhado no socorro às populações em situações de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos, e outras emergências.

Consciente da importância do trabalho desenvolvido pelas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Esposende e Fão, o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, tem vindo a proporcionar apoios diversificados, ultrapassando as suas competências habituais.

Além do subsídio anual de 20 mil euros concedido a cada instituição, a Câmara de Esposende tem apoiado a aquisição de viaturas e equipamentos, estabelecendo também protocolos de cooperação nas áreas da formação e no transporte de animais errantes feridos.

A autarquia ainda comparticipa uma Equipa de Intervenção Permanente em cada corporação do concelho.

Este compromisso reforçado reflete a valorização do trabalho destes agentes e a compreensão das limitações financeiras que enfrentam.

Publicidade