E24

Esposende: Caso para dizer “que Boaventura”. Mais de 7 mil livros à borla no “Press Reader”

Chama-se “Press Reader” e dá para aceder a mais de sete mil livros à borla. Tudo isto é possível em Esposende, na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.

“Acesso gratuito a jornais e revistas nacionais e estrangeiros, através da plataforma digital Press Reader. Por via da parceria com a Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), está
garantida a continuidade deste serviço, disponível nas bibliotecas de leitura pública da
região do Cávado, que constituem a RIBCA (Rede Intermunicipal das Bibliotecas de
Leitura Pública do Cávado)”, refere a autarquia em nota de imprensa.

Esta notícia é tão cool que fica ainda melhor quando percebemos que tudo isto é online e o acesso às sete mil publicações podem ser consultadas no momento ou descarregadas para uma leitura posterior.

“Possui várias funcionalidades, como, por exemplo, a leitura em voz alta, a tradução de textos para português ou outras línguas, a cópia e partilha de artigos, assim como comentários. Permite também a impressão de artigos e carregar conteúdos”, refere ainda a Câmara de Esposende, liderada por Benjamim Pereira, em nota de imprensa.

O acesso à plataforma é possível de várias formas, sendo que, no caso dos leitores da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, basta aceder através do https://biblioteca.cm-esposende.pt, entrar na área de leitor do catálogo online e clicar para “Press Reader”, com as credenciais de utilizador da biblioteca e navegar gratuitamente.

Os números

Em 2023, os leitores da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura acederam a um total de 6.657 artigos das mais variadas publicações, com particular incidência nos meses de verão, o que reflete o sucesso desta plataforma.

Através da adesão ao Press Reader, o Município de Esposende está a contribuir para promover, junto dos leitores da região, um acesso mais universal à leitura e ao conhecimento, de forma sustentável e acessível, no âmbito da missão das bibliotecas públicas e em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

 

Publicidade