e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Braga
    • Barcelos
    • Vila Verde
    • Amares
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
    • Mondim de Basto
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
    • O Próximo Passo
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler “A cidade de Esposende precisa de um espaço dedicado às artes e cultura”, afirma Fernanda Cerqueira
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Braga
    • Barcelos
    • Vila Verde
    • Amares
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
    • Mondim de Basto
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
    • O Próximo Passo
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > eLifestyle > “A cidade de Esposende precisa de um espaço dedicado às artes e cultura”, afirma Fernanda Cerqueira
eLifestyle

“A cidade de Esposende precisa de um espaço dedicado às artes e cultura”, afirma Fernanda Cerqueira

Nuno Cerqueira
23 de Novembro de 2025 19:12
Nuno Cerqueira
11 meses atrás
Sem comentários
Partilhar
4 minuto(s) de leitura
gaterc grandes males grandes remedios
Partilhar

“A cidade precisa de um espaço dedicado às artes e à cultura”, defende Fernanda Cerqueira, do Grupo Amador de Teatro Esposende Rio Cávado (GATERC).

A presidente do GATERC reconhece que o Auditório Municipal de Esposende – uma garagem adaptada – acaba por não ser “o melhor espaço”.

Aliás, uma das peças do 15.º Encontro de Teatro de Esposende (ET), teve mesmo que ser adiada devido a inundação no auditório face ao mau tempo. 

“Uma das peças do ET, por acaso a nossa, teve que ser adida para o dia 6 de dezembro devido a inundação no Auditório Municipal fruto da tempestade Cláudia“, referiu Fernanda Cerqueira.

 Desta forma a peça “Grandes Males, Grandes Remédios” do GATERC encerra o ET a 6 de dezembro.

Multiusos ou regresso do Teatro Club?

Os vários partidos e movimentos políticos falaram na campanha autárquicas da construção de um multiusos,  que a Associação “Mudança” quer que seja junto ao nó da A28 em Esposende. Fernanda Cerqueira refere que “não é ideal”, mas mesmo assim olha com bons olhos essa vontade.

Teatro Club Esposende

Questionada sobre “um regresso às origens” do Teatro Club – atualmente adaptado a Museu Municipal – Fernanda Cerqueira admite que seria o ideal.

“Claro que neste momento o Teatro Club para voltar a ter teatro ou outros espetáculos teria que sofrer algumas obras. Recentemente fizemos lá uma gravação para um projeto do GATERC na Madeira em colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro. É sem dúvida um espaço maravilhoso e bonito. Feito na altura para o teatro”, confessa a presidente do GATERC.

Esta edição do ET voltou a demonstrar a vitalidade do teatro no concelho

O ET continua a ser um daqueles encontros “fora da caixa” e que dá oportunidade do público conhecer trabalhos de companhias profissionais em territórios foram dos grandes teatros como Braga, Porto ou Lisboa.

“O encontro está a correr muito bem. O público tem-se fidelizado e já nos acompanha desde vários pontos da região — Barcelos, Porto, Braga e Guimarães”, afirma Fernanda Cerqueira

A associação celebra 23 anos de atividade e assume com orgulho o papel singular que desempenha no panorama local.

“Somos o único grupo totalmente amador do Encontro, lado a lado com companhias profissionais. Para nós, isso é motivo de grande satisfação.”

Apesar das dificuldades, a GATERC tem conseguido manter a programação e garantir qualidade artística. A responsável reconhece que nem sempre o apoio institucional tem acompanhado o esforço da associação, mas o futuro mostra-se promissor.

“Com o envio do nosso projeto para 2026, fomos finalmente contemplados. Acreditamos que 2026 será um ano de concretização de sonhos e de crescimento. O programa será apresentado à população e queremos fazer ainda mais”, deu nota.

A fechar esta edição, o público poderá ver ainda a peça “A Loba”, apresentada pela Peripécia Teatro no dia 29 de novembro, centrada na relação entre o ecossistema e o lobo ibérico.

O 15.º ET termina a 6 de dezembro, mas o espírito teatral promete regressar ainda com mais força nos próximos anos.

 

ETIQUETAS:arteCulturaEsposendeGatercprincipal

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso1
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior costa-riquenho Policia baleado ponte de lima ourivesaria Ponte de Lima: Assalto a ourivesaria. PJ detém quatro suspeitos ligados a rede criminosa transnacional
Notícia seguinte bs viana do castelo 1 Viana: Bombeiros apostam na gestão “preventiva” junto das Freguesias
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

SC Braga Famalicao
Futebol: E agora a culpa é de quem? SC Braga cai nos penáltis e crise continua
eSports
11 horas atrás
VMER
Fafe: Mulher morre na sequência de doença súbita na EN206 em Golães
Fafe Ave
15 horas atrás
Guimaraes Plataforma Novelo vence Hack4Guimaraes e combate lixo textil
Guimarães: Plataforma «Novelo» vence Hack4Guimarães e combate lixo têxtil
Guimarães Ave
16 horas atrás
Vila Verde Escola Basica 23 de Vila Verde hasteia Bandeira Verde Eco Escola
Vila Verde: Escola Básica 2,3 de Vila Verde hasteia Bandeira Verde Eco-Escola
Vila Verde Cávado
16 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

Benjamim Pereira 10 anos
CávadoEsposende

Esposende: “Estar no associativismo junto das populações é a melhor escola para ser autarca ou político” afirmou Benjamim Pereira

3 anos atrás
Luis Nobre Câmara de Viana do Castelo AVIC
Viana do CasteloLitoral

Viana: Luís Nobre empenhado em garantir continuidade do cinema no Estação Shopping

9 meses atrás
Barcelos apresenta Plano Estrategico de Desenvolvimento Economico 2035 no Theatro Gil Vicente e1791637217657
BarcelosCávado

Barcelos: Plano Estratégico 2035 apresentado no Theatro Gil Vicente marca nova etapa no desenvolvimento do concelho

3 semanas atrás
Captura de ecra 2023 10 11 as 17.55.41
BragaeLifestyle

Braga: “Varium” é a nova exposição de pintura da Casa dos Coimbras

3 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • AD em Minho: Governo paga até 70 euros por javali abatido em Barcelos, Amares e Vila Verde
  • Ad em Minho: Governo paga até 70 euros por javali abatido em Barcelos, Amares e Vila Verde

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up