e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Esposende: Dia de São Tiago com receção aos peregrinos e convívio em Marinhas
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Litoral > Esposende > Esposende: Dia de São Tiago com receção aos peregrinos e convívio em Marinhas
EsposendeLitoral

Esposende: Dia de São Tiago com receção aos peregrinos e convívio em Marinhas

Redação E24
14 de Julho de 2026 17:58
Redação E24
2 meses atrás
Sem comentários
Partilhar
3 minuto(s) de leitura
Seguro Peregrino Esposende
Foto: Nuno Cerqueira
Partilhar

O concelho de Esposende vai assinalar, no próximo dia 25 de julho, o Dia de São Tiago, padroeiro dos peregrinos, com uma receção especial a quem percorre o Caminho Português da Costa e um convívio aberto à população no Albergue de São Miguel de Marinhas.

A iniciativa é promovida pelo Município de Esposende, em parceria com a Associação Via Veteris, a Junta de Freguesia de Marinhas e a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa.

Durante o dia, será instalado um posto de acolhimento junto à Ponte D. Luís Filipe, em Fão, onde os peregrinos receberão produtos e lembranças relacionados com o Caminho de Santiago. A ação pretende reforçar a hospitalidade do concelho e valorizar Esposende como uma das etapas de referência da rota até Santiago de Compostela.

Às 20h00, o Albergue de São Miguel de Marinhas recebe o tradicional lanche-convívio, acompanhado por uma queimada. O momento será aberto aos peregrinos e à comunidade local, promovendo a partilha de experiências entre quem atravessa o concelho a pé e os residentes.

esposende antas santiago peregrinos
Foto: E24

 

As comemorações integram a estratégia municipal de promoção turística e patrimonial prevista no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende 2023-2027.

O Município tem também reforçado as ações de sensibilização para que os peregrinos utilizem apenas os percursos certificados e devidamente sinalizados. O Caminho Português da Costa está certificado até 2028 e encontra-se marcado, ao longo do território de Esposende, através de placas, marcos e setas indicativas.

Entre Apúlia e Antas, o trajeto acompanha antigas vias e locais de valor histórico e religioso, incluindo igrejas, cruzeiros, alminhas, a Estrada Real, a Estrada dos Cavaleiros e a Estrada Velha. O percurso tem raízes na antiga Via Veteris, utilizada desde a Idade Média como ligação a Compostela.

Esposende
Foto: E24

O crescimento desta rota tem tido impacto direto no alojamento, restauração e comércio local. Desde a abertura, em maio de 2011, até ao final de 2025, o Albergue de São Miguel recebeu 51.407 peregrinos, sobretudo da Alemanha, Estados Unidos, Itália, Espanha, Chéquia, França e Portugal.

Em 2025, chegaram a Santiago de Compostela 530.775 peregrinos. O Caminho Português da Costa foi o terceiro percurso mais utilizado, com 89.503 pessoas, representando 16,86% do total. Ficou apenas atrás do Caminho Português Central e do Caminho Francês.

Com esta programação, Esposende procura consolidar o Caminho Português da Costa como um dos principais ativos turísticos e culturais do concelho, mantendo uma política de acolhimento aos milhares de peregrinos que passam anualmente pelo território.

ETIQUETAS:Albergue de São Miguelcaminho de santiagoCaminho Português da CostaDia de São TiagoEsposendemarinhasperegrinosponte de fãoprincipal

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior action tedi esposende abrem - 11 TEDi e Action preparam abertura de novas lojas em Esposende
Notícia seguinte esposende mudanca Esposende: Mudança por Todos acusa anterior executivo de deixar “pagamentos a fornecedores acima dos 100 dias”
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Braga Convivio na Malafaia reune 2.500 seniores e valoriza o contributo da populacao mais velha
Braga: Convívio na Malafaia reúne 2.500 seniores e valoriza o contributo da população mais velha
Braga Cávado
17 minutos atrás
Braga Centro Qualifica do Municipio reforca formacao de adultos e certificou mais de 150 pessoas
Braga: Centro Qualifica do Município reforça formação de adultos e certificou mais de 150 pessoas
Braga Cávado
18 minutos atrás
Incendiário de Outiz fica em prisão preventiva em Famalicão
Ponte de Lima: PJ detém idoso de 79 anos suspeito de atear incêndio florestal
Ponte de Lima Lima
25 minutos atrás
Braga Renaturalizacao do Rio Este custou 875 mil euros e devolve 464 metros de corredor ribeirinho a cidade
Braga: Renaturalização do Rio Este custou 875 mil euros e devolve 464 metros de corredor ribeirinho à cidade
Braga Cávado
38 minutos atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

povoa de varzim fogo 3 incendio
Póvoa de VarzimLitoral

Póvoa de Varzim: Incêndio em Aver-o-mar mobiliza bombeiros

1 mês atrás
Acidente Esposende A28
EsposendeLitoral

A28: Despiste violento em Esposende resulta em dois feridos

3 meses atrás
maria teresa horta
EsposendeLitoral

Esposende: Município evoca Maria Teresa Horta

2 anos atrás
luis montenegro confiar felipe damasceno portugal pascoa chega segurança social
Opinião

É preciso confiar no primeiro-ministro Luís Montenegro

4 meses atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Asel em Braga: Homem pede indemnização de 6 mil euros a ex-mulher por violência doméstica e mutilação genital
  • António Marques em As praias são de todos. O abandono também?

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up