A vila de Fão, no concelho de Esposende, vai estar em festa de 25 a 28 de abril de 2025 com as celebrações em honra do Senhor Bom Jesus.
O evento promete reunir tradição, música e devoção, com um programa diversificado que inclui marchas luminosas, espetáculos musicais e cerimónias religiosas.
A festividade arranca na sexta-feira, dia 25 de abril, com as tradicionais “Marchas Luminosas” às 21h30, no Largo Dr. Manuel Pais.
À meia-noite, o céu iluminar-se-á com um grandioso espetáculo de fogo de artifício, muito acarinhado nas terras esposendenses, na Marginal do Rio Cávado, seguido da atuação do DJ Andrego na Alameda do Senhor Bom Jesus de Fão.
No sábado, dia 26, o grupo “4 Mens” sobe ao palco às 22h00, garantindo animação na Alameda. A tradição do fogo de artifício repete-se à meia-noite, e a festa continua pela madrugada com o DJ Pette a partir da 1h00.
O domingo, 27 de abril, inicia-se com uma Missa Solene às 11h00, no Mosteiro do Senhor Bom Jesus de Fão.
A tarde promete cultura e humor, com o Festival de Folclore às 15h30 e a atuação do humorista João Dantas às 21h30. A banda “Groove Addiction” sobe ao palco às 22h30, e a noite encerra com o espetáculo de “Fogo Preso” à meia-noite.
Na segunda-feira, 28 de abril, realiza-se a “Procissão aos Enfermos” às 9h00, seguida de uma “Missa Solene” às 11h00. O cantor “Carluz Belo” atua às 16h00, e, à noite, o espetáculo “A Teima do Judas” promete animar os presentes a partir das 21h30.
O evento encerra com um último espetáculo de fogo de artifício, às 23h00, na Marginal do Rio Cávado.
A Festa em Honra do Senhor Bom Jesus de Fão, juntamente a Festa das Cruzes de Barcelos e o Bom Jesus de Matosinhos, abre as romarias no Minho.
“É um dos eventos mais aguardados em Fão, atraindo visitantes e fiéis que celebram esta tradição ano após ano”, referem os organizadores.