E24
bolt esposende

Esposende: Finalmente chegaram as “Bolt”. Que venham agora as “Bird”

Esposende entrou na rota das viaturas partilhadas e desta forma dá um passo significativo em direção à mobilidade sustentável ao anunciar a implementação de um sistema de bicicletas elétricas compartilhadas em parceria com a renomada empresa Bolt.

Por meio dessa colaboração inovadora, residentes, turistas e visitantes terão acesso a uma frota de 100 bicicletas elétricas, convenientemente distribuídas por 14 pontos estratégicos na área urbana.

Locais como Apúlia, Fão, Esposende (incluindo a Zona Industrial e a Central de Camionagem) e Marinhas (Cepães) serão beneficiados por essa iniciativa pioneira.

Para utilizar esse serviço ecologicamente consciente, basta baixar e instalar o aplicativo (APP) da Bolt em dispositivos móveis, efetuar o registro necessário e alugar as bicicletas de forma descomplicada.

A Bolt é uma das empresas que se dedica a sistemas partilhados de viaturas, havendo ainda outras nos mercados como a Bird, Circ e Hive.

Um dos problemas da partilha deste tipo de viaturas é a vandalização ou o estacionamento indevido, assim como os exageros por parte dos utilizadores em via como passeios para peões.

Daí que a autarquia esposendense, à semelhança de outras por toda região, têm feito esforços no sentido de criar vias adaptadas à mobilidade suave.

A fiscalização também será apertada, pois em cidades como Braga, Porto, Coimbra e Lisboa, muitas destas viaturas foram para aos rios que atravessam estas localidades.

Daí o apelo ao civismo e boa utilização em Esposende das bicicletas partilhadas.

Projeto E(co)stória

Parte dessa estratégia é o projeto “E(co)stória”, que oferece passeios guiados em bicicletas elétricas para explorar a vastidão do território de Esposende.

Financiado em parte por fundos europeus, esse projeto tem proporcionado experiências enriquecedoras para dezenas de pessoas, sensibilizando-as para a praticidade e comodidade desse meio de transporte.

Ademais, a Câmara Municipal já disponibiliza e-bikes para seus colaboradores, estimulando sua utilização em deslocamentos diários.

Com essa iniciativa, Esposende se firma como um modelo a seguir na promoção da mobilidade sustentável e na adoção de medidas ecologicamente responsáveis, reforçando a visão de um futuro mais limpo e acessível a todos.

Publicidade