É já no dia 26 e 27 de abril que a freguesia de Antas, em Esposende, vai celebrar os 900 anos da Igreja Paroquial, dedicada a São Paio.
Aliás, ainda Esposende não existia e já Antas tinha culto como comprova inscrição no templo datada de 1125 descoberta durante as obras de beneficiação realizadas em 1879 pelo então pároco Bento José da Mota.
A igreja, dedicada ao jovem mártir galego do século X, foi inicialmente construída no século XII. A atual edificação, com traços neoclássicos, apresenta uma fachada em granito contracurvada, ricamente ornamentada, e uma torre sineira central.
O interior destaca-se pela capela-mor com talha dourada, retábulos, azulejos e vitrais que testemunham a devoção e o cuidado artístico ao longo dos séculos.
As comemorações terão início no sábado, 26 de abril, às 21h00, com um concerto do grupo de metais da Banda de Antas, contando com a participação do baixo Luís Neiva.
Na mesma noite, será apresentada a Medalha Comemorativa dos 900 anos da igreja, seguida da conferência “900 anos da Igreja de S. Paio de Antas (1125-2025): Leituras e Interpretações”.
No domingo o Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, José Cordeiro, vai celebrar às 16h00 uma eucaristia solene, reforçando a ligação histórica da paróquia à arquidiocese bracara.
A Paróquia de São Paio de Antas possui uma rica história administrativa, tendo sido vigararia sob a apresentação do Mosteiro de São Romão de Neiva e pertencido ao termo da vila de Barcelos.
Segundo as “Memórias Paroquiais de 1758”, existiam diversas capelas na freguesia, como a Senhora da Água, São Tadeu e Nossa Senhora do Rosário, evidenciando a vitalidade religiosa da comunidade.