e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Esposende: Luís Peixoto aceita demolição do Fôjo e Benjamim Pereira pede “diálogo” à família
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Litoral > Esposende > Esposende: Luís Peixoto aceita demolição do Fôjo e Benjamim Pereira pede “diálogo” à família
EsposendeCávado

Esposende: Luís Peixoto aceita demolição do Fôjo e Benjamim Pereira pede “diálogo” à família

Nuno Cerqueira
5 de Setembro de 2024 15:42
Nuno Cerqueira
2 anos atrás
Sem comentários
Partilhar
5 minuto(s) de leitura
Partilhar

A demolição de Fôjo reune consenso entre a oposição e vereadores no executivo municipal de Esposende.

demolicao fojo esposende
Foto: Nuno Cerqueira
Demolicao fojo esposende
Foto: Nuno Cerqueira

Em reunião de Câmara realizada hoje de manhã, Luís Peixoto, vereador independente, admitiu que concorda com a demolição.

“Pois tudo o espaço foi crescendo de forma abusiva e legal. Não tem condições e coloca em causa a saúde pública”, afirmou ao E24, deixando no entanto a vontade de que “se deve preservar o legado do Sérgio do Fôjo”.

“Essa é a segunda componente. É um espaço imaterial de memória que tem que ser preservado. São várias gerações de fangueiros, esposendenses e muita gente de fora que ali passou e viveu o Fôjo. Essa memória e espólio tem que ser preservado e perpetuado”, afirma.

Já o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, esclareceu o processo de demolição do Fojo, uma área junto ao Rio Cávado.

O governante destacou que a intervenção tem duas vertentes: “a legalidade da edificação e a preservação da memória do antigo proprietário, Sérgio do Fojo”.

Relativamente à questão legal, Pereira sublinhou que a jurisdição do terreno pertence à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e não à Câmara Municipal.

Segundo o histórico, a área é domínio público hídrico, e não existe qualquer título que possa comprovar a propriedade privada do terreno. O presidente reforçou que a “ocupação foi ilegal” e “as construções foram feitas sem licenciamento”, tendo o local sido “abandonado há mais de uma década”.

“Com o tempo, a área tornou-se um foco de insalubridade e um risco para a saúde pública, com a presença de materiais perigosos, como amianto”, disse.

A situação levou à intervenção de várias entidades, incluindo a APA, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Capitania de Viana do Castelo e a Proteção Civil.

A APA emitiu editais para a remoção das construções e, após o término do prazo para reclamações, a Câmara estabeleceu um protocolo com a agência e contratou uma empresa para proceder à demolição. Além das construções, foram removidas árvores não autóctones, seguindo orientações do ICNF, e iniciou-se a descontaminação do terreno, que inclui fossas de esgoto obsoletas.

Sobre a memória de Sérgio do Fojo, figura conhecida localmente, Pereira explicou que a Câmara apresentou uma proposta à família para a preservação de elementos patrimoniais do local, oferecendo 25 mil euros para adquirir as placas e outros objetos simbólicos, com o intuito de criar um monumento ou exposição em homenagem a Sérgio.

O presidente também sugeriu “a realização de uma biografia sobre a vida de Sérgio e a revitalização do Festival das Nortadas”, evento musical anual organizado pelo próprio Sérgio.

No entanto, a família recusou a proposta por duas vezes.

Apesar da recusa, Pereira garantiu que a autarquia preservou todos os objetos com inscrições do local, que estão a ser fotografados e guardados em armazéns da Câmara, sem intenção de os destruir. O presidente reiterou que não existe qualquer conflito com a família ou com a memória de Sérgio do Fojo, sublinhando que a intervenção foi necessária por questões legais e ambientais, e que a autarquia continua aberta ao diálogo para encontrar soluções.

Benjamim Pereira concluiu que a situação do Fôjo, tal como outras intervenções semelhantes noutros locais do concelho, foi uma medida “de equidade e respeito pelo cumprimento da lei”, garantindo que “a área será transformada num espaço seguro e com potencial para homenagear a figura de Sérgio do Fojo de forma digna e duradoura”.

ETIQUETAS:e24EsposendefãoFôjomultimediaprincipalreuniao camaraSérgioVideo

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei2
Feliz0
Piscadela0
Surpreso1
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Santa Casa Barcelos Barcelos: Casa Santa Maria vai ser residência estudantil. “Queremos ajudar pessoas”, diz a Misericórdia
Notícia seguinte noite branca braga Braga: Noite Branca arranca esta sexta-feira com expetativas elevadas menos na Sé
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

igus lanca robo humanoide colaborativo Iggy Rob Home no mercado de servicos
igus lança robô humanoide colaborativo “Iggy Rob Home” no mercado de serviços
Business
17 minutos atrás
Policia Maritima reforca vigilancia nas fronteiras da Grecia com envio de nova equipa
Polícia Marítima reforça vigilância nas fronteiras da Grécia com envio de nova equipa
Global
20 minutos atrás
Futsal SC Braga reforca plantel com Ines Couto Juliana Braga e Bruna Ribeiro
Futsal: SC Braga reforça plantel com Inês Couto, Juliana Braga e Bruna Ribeiro
eSports
28 minutos atrás
queda esposende de varanda ferido grave sucupira - 1
Esposende: Homem fica gravemente ferido após queda de varanda no “Sucupira”
Esposende Litoral
12 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

escola esposende cávado abuso sexual póvoa de lanhoso
Global

Escolas vão ter serviços mínimos durante greve de professores

4 anos atrás
queda arvores barcelos
BarcelosCávado

Barcelos: Vento “arranca” árvores. Há danos em viaturas e Linha do Minho

2 anos atrás
Mar São Bartolomeu romaria esposende
BarcelosCávado

Esposende: Gripe deixa São Bartolomeu sem galinhas pretas mas com a mesma “paixão”

2 anos atrás
canada comercio portugal
Business

EUA não dá? O Cana…dá. Portugal reforça trocas comerciais para diversificar mercados

1 ano atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • JOSÉ LINO Coelho em Barcelos: Comboio lotado deixa mais de 100 pessoas em terra nas Festas da Agonia
  • Cmfo em Alto Minho: Gato Kiko regressa a casa em Braga três anos depois com ajuda de bombeiros belgas e de Paredes de Coura

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up