Numa perspetiva de coesão territorial, e à semelhança do que vem sendo habitual, o Município de Esposende vai apoia financeiramente as Juntas e Uniões de Freguesia na instalação de iluminação de Natal nas freguesias do concelho.
A medida foi aprovada, não só pelos vereadora do executivo do PSD, mas também pela oposição a cargo de Luís Peixoto.
“Representa um investimento global de 35 mil euros, correspondente a cinco mil
euros por cada uma das cinco nniões de Freguesia e de 2500 euros para cada uma das
quatro freguesias não agregadas”, destaca o gabinete de imprensa de Benjamim Pereira.
As contas fáceis de fazer
Na cidade de Esposende, a decoração e animação natalícias são asseguradas diretamente pelo Município, sendo que, por via da atribuição destes apoios, as Juntas e Uniões de Freguesia garantem esse polo de atratividade nas demais freguesias.
E o que diz Benjamim Pereira?
“Esposende é, incontestavelmente, um destino turístico de excelência, possuindo uma vasta riqueza de recursos turísticos, seja de índole monumental, sejam as suas próprias gentes, seja na gastronomia, seja em ofertas desportivas, culturais, religiosas, arquitetónicas e ainda naturais”, refere o presidente da Câmara, Benjamim Pereira, sublinhando que “a quadra natalícia é, por natureza, uma época de forte atratividade de turistas e, nessa medida, um foco de realização de comércio, tanto para as unidades hoteleiras e de alojamento, como para os serviços de restauração e para o comércio local”.
Neste contexto, vinca Benjamim Pereira, “importa garantir a atratividade do território concelhio nesta quadra, bem como ao longo de todo o ano, através das mais diversas estratégias”.
Mais investimento nas freguesias
Na mesma reunião, o executivo municipal aprovou também um reforço financeiro, no valor global de 46.376,84 euros, para as Juntas e nniões de Freguesia do concelho, ao abrigo dos acordos de execução, que sustentam a delegação de competências da Câmara de Esposende nestas autarquias.