E24
maruminho esposende apulia

Esposende: MarUMinho é hoje lançado. Veja como vai ficar

MarUMinho lançado esta terça-feira em Esposende. Instituto Multidisciplinar de Ciência e Tecnologia Marinha da UMinho será realidade nos próximos anos.

O Instituto Multidisciplinar de Ciência e Tecnologia Marinha da Universidade do Minho (MarUMinho), que ocupará as instalações da antiga estação Radionaval de Apúlia, será apresentado esta terça-feira, dia 9 de janeiro, pelas 14h30, no auditório municipal de Esposende.

A sessão de apresentação contará com as intervenções do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, do representante da CCDR-Norte, Humberto Cerqueira, do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do Presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, e ainda do arquiteto responsável pelo projeto, Vítor Hugo.

maruminho

MarUMinho?

O MarUMinho resulta do protoloco de cooperação, assinado em 2015, entre a UMinho e a Câmara de Esposende, prevendo-se que esta infraestrutura venha a permitir a consolidação de iniciativas de investigação na área de valorização dos recursos marinhos da região Litoral Norte, destinadas a avaliar, de uma forma integrada, o potencial da aplicação desses recursos em diversos sectores.

Este polo permitirá ainda a instalação e fixação de um serviço de observação do litoral do NO Português, focado na avaliação dos impactos das alterações climáticas sobre a hidrodinâmica e morfodinâmica costeiras.

O projeto

O projeto, que será apresentado, visa a reabilitação dos antigos edifícios da estação, como a cantina – que terá espaço para 200 pessoas -, as habitações – que poderão alojar cerca de três dezenas de estudantes e investigadores – e ainda uma piscina – que pode ser utilizada para testes de equipamentos.

No local vão ainda nascer dois edifícios, um deles equipado com novos laboratórios e outro destinado a empresas, spinoffs e startups ligadas à economia azul, indústria alimentar, energias renováveis, cosmética e farmacêutica, mas também aos têxteis ou design de produtos.

O que o MarUMinho vai acolher

O MarUMinho irá acolher o Centro de Ciências da Terra (CCT), o Grupo de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos (3Bs), o Centro de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS), o Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA), o Centro de Engenharia Biológica (CEB), o Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE), o Instituto de Polímeros e Compósitos (IPC), o Centro de Território, Ambiente e Construção (C-TAC) e ainda o Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais (NIPE).

Após a sessão, haverá uma visita às antigas instalações da estação radionaval de Apúlia.

Publicidade