João Neves Simões reuniu com o executivo municipal para apresentar cumprimentos e debater a segurança e desafios da costa de Esposende
O novo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo, João Neves Simões, realizou uma visita institucional à Câmara Municipal de Esposende. O encontro de apresentação serviu para abordar os principais desafios da orla costeira e a realidade das comunidades locais que dependem da atividade marítima.
A reunião contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Carlos Silva, e do Vice-Presidente, Aurélio Neiva, tendo como pano de fundo a articulação de matérias de segurança, fiscalização e salvamento marítimo na área de jurisdição da capitania.
Prioridades estratégicas e sinalização marítima
Durante a sessão de trabalho, o novo comandante destacou como prioridade central a manutenção e melhoria do assinalamento marítimo, apontando-o como um elemento indispensável para salvaguardar a segurança das embarcações e dos profissionais do mar:
- Sinalização costeira: Cuidados reforçados com os faróis, boias e balizamento para prevenção de acidentes na costa do concelho;
- Proximidade institucional: Garantia de uma presença da Polícia Marítima e da Capitania mais disponível, equilibrada e próxima das comunidades piscatórias e agentes marítimo-turísticos;
- Cooperação municipal: Consolidação dos canais de comunicação com a autarquia de Esposende para uma gestão eficaz do litoral.
Esta primeira reunião formal permitiu cimentar a cooperação entre o Município de Esposende e a Capitania do Porto de Viana do Castelo, reforçando a salvaguarda de um concelho marcado por uma forte identidade e economia ligadas ao mar.












