E24
paulo gonçalves eterno imortal

Esposende: Paulo Gonçalves imortalizado com parque e escultura memorial

Esposende celebrou hoje à tarde o legado do renomado piloto de motociclismo, Paulo Gonçalves, durante a emocionante inauguração do Parque Paulo Gonçalves e da imponente escultura memorial dedicada ao piloto

Milhares de pessoas, incluindo entusiastas do motociclismo de diversas regiões, participaram do evento que transformou o espaço urbano à beira da Estrada Nacional 13, entre as rotundas da Senhora da Saúde e da Solidal, em um local de homenagem e lazer.

paulo gonçalves

A cerimónia foi marcada por emoção, lágrimas e sorrisos, enquanto amigos, familiares e fãs prestaram tributo a Paulo Gonçalves, natural de Gemeses – Esposende, falecido no Dakar 2020.

O destaque foi o descerramento da escultura memorial, uma impressionante obra de 8 toneladas e 5,5 metros de altura, construída com 27.500 peças mecânicas.

O projeto, assinado pelo fotojornalista e artista Paulo Jorge Maria, foi elogiado por sua originalidade e dimensões únicas em Portugal.

Paulo Gonçalves parque - 1

Paulo Maria, durante sua intervenção, enfatizou a grandiosidade do piloto como campeão e ser humano, destacando a paixão de Paulo Gonçalves pela amizade.

Agradeceu à Câmara Municipal pelo apoio ao projeto e à família do piloto. Os filhos, Érica e Rubén, expressaram gratidão pela homenagem, citando Fernando Pessoa para descrever o pai como um exemplo reconhecido e admirado, agora imortalizado para sempre.

Paulo Gonçalves

O presidente da Federação de Motociclismo de Portugal, Manuel José Marinheiro, elogiou a essência de Paulo Gonçalves, tanto no desporto quanto nas relações pessoais, considerando justa e merecida a homenagem.

O presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, afirmou que “a cerimónia é mais um reconhecimento ao piloto, embaixador de Esposende”, e destacou “a importância do Parque e da escultura como investimento de mais de 500 mil euros”, financiado principalmente pelo município.

A inauguração do Parque e da escultura é parte de uma série de iniciativas planeadas pela Comissão Organizadora de Homenagem a Paulo Gonçalves, incluindo a futura edição de sua biografia e a realização de uma prova de motociclismo em sua memória.

O presidente da Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva, também expressou elogios à requalificação do espaço urbano, enfatizando que será um local de visita frequente para os amantes do motociclismo.

 

Publicidade