Está a decorrer o concurso de fotografia “Litoral Norte – Um Olhar Natural” em Esposende, promovido pela Comissão de Cogestão do Parque Natural do Litoral Norte.
A iniciativa tem como objetivo destacar a riqueza do património natural da região, incentivando à conservação da fauna, flora e habitats locais através da arte da fotografia.
Dividido em três categorias — Paisagem e Habitats Naturais, Fauna e Flora/Funga — o concurso convida fotógrafos, amadores ou profissionais, com mais de 16 anos e residentes em Portugal, a participar.
Cada concorrente poderá submeter até três imagens por categoria, até às 23h59 de 30 de junho de 2025, através do site oficial.
“As imagens, que devem ser captadas no Parque Natural do Litoral Norte, têm de ser entregues em formato JPEG, com qualidade mínima de 100 DPI e dimensão superior a 3000 pixels. Edições básicas são permitidas”, refere a organização.
Quanto é o “prize money“?
Os prémios vão dos 400 euros para o vencedor absoluto até aos 100 euros para o terceiro classificado, incluindo ainda um Prémio do Público no valor de 200 euros.
As melhores imagens integrarão uma exposição pública dedicada ao parque.
“Este concurso pretende não só premiar o talento fotográfico, mas também sensibilizar para a importância da preservação ambiental”, refere a organização do PNLN em Esposende.




