e24e24e24
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Esposende: Providência Cautelar suspende demolição do Fôjo
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Litoral > Esposende > Esposende: Providência Cautelar suspende demolição do Fôjo
EsposendeCávado

Esposende: Providência Cautelar suspende demolição do Fôjo

Nuno Cerqueira
8 de Setembro de 2024 20:02
Nuno Cerqueira
Publicado a 8 de Setembro de 2024
Sem comentários
Partilhar
3 minuto(s) de leitura
Partilhar

– Publicidade –

O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Braga aceitou uma providência cautelar remetida pelo advogado da família do Sérgio do Fôjo contra os trabalhos de demolição do Fôjo em Fão, concelho de Esposende.

fojo demolicao esposende providencia cautelar
Foto: Nuno Cerqueira
fojo demolicao esposende providencia cautelar
Foto: Nuno Cerqueira

A decisão saiu hoje, depois dos trabalhos de demolição terem avançado na passada segunda-feira e que indignaram a família que contesta ilegalidade do ato.

A autarquia tem agora o prazo de dez dias para se pronunciar.

“Não pomos em causa que o terreno pertence ao domínio público hídrico, porque pertence, mas não aceitamos que digam que o bar está ilegal, porque não está. O bar foi licenciado pela Câmara de Esposende e pela Direção Geral dos Portos. O tribunal deu-nos razão e travou a demolição”, refere Joel Duarte.

O advogado frisa que o procedimento administrativo “é irregular”, já que os trabalhos de demolição arrancaram na segunda-feira de manhã e que ele só foi notificado do despacho que autorizou a intervenção pelas 14h00, acrescentando ainda que o despacho que ordena o avanço da demolição “não tem data nem está assinado”.

“O tribunal suspendeu o ato que decorria. Vamos meter agora a ação em tribunal e ver quem tem razão. Tudo faremos para que o edifício não seja demolido e que aquele continue a ser um espaço icónico como foi durante quase 50 anos”, destacou Joel Duarte.

Depois do TAF de Braga ter indeferido a ação que queria suspender a Noite Branca em Braga, decido agora pela suspensão da demolição do Fôjo.

“Entendeu que a nossa argumentação foi bem fundamentada e provada. Viu razões do direito de facto”, vaticinou o advogado.

Recorde que na última reunião de Câmara de Esposende, na passada quinta-feira, a oposição e vereadores no executivo municipal justificaram o processo que levou ao ato da demolição, assim como as condições que pretender dar à família do Sérgio do Fôjo, tais como o pagamento de 25 mil euros, criação de um espaço museológico, uma monumento ao Sérgio do Fôjo no local, a continuidade do “Nortadas”, assim como um livro bibliográfico.

O bar do Fojo está implantado desde 1974 na margem do rio Cávado em Fão, Esposende, tendo sido, durante quatro décadas, um local de tertúlias, graças ao carisma do proprietário, Sérgio do Fojo, pescador, poeta e trovador.

Nos últimos anos, tem estado fechado e em 2019 o proprietário morreu.

A operação de demolição do bar e limpeza do local será assegurada pelo município, ao abrigo de um protocolo com a APA, e vai custar 50 mil euros.

A APA irá depois ressarcir o município naquele montante.

ETIQUETAS:BragafamíliaFôjojosel duartemultimediaprincipalSérgioTAFtribunalVideo

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei3
Feliz0
Piscadela0
Surpreso2
Sonolento0
Triste1
Zangado3
Notícia anterior Autocarro braga atropelamento Braga: Mulher ferida com gravidade após ter sido colhida por autocarro
Notícia seguinte apulia acidente en13 esposende Esposende: Colisão de carro com bicicleta faz um ferido em Apúlia
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

44kSeguidoresGosto
194SeguidoresSeguir
5.2kSeguidoresSeguir
383SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Últimas Notícias

bombeiros MAI acidente odemira
MAI: 81 viaturas de bombeiros regressam ao ativo após inspeção rigorosa
Global
14 de Maio de 2025
Esposende Parque Natural do Litoral Norte fotografia
Esposende: PNLN promove concurso de fotografia “Um Olhar Natural”
Esposende Litoral
14 de Maio de 2025
Rui Rocha IL
Legislativas: Rocha desafia PS a esclarecer se vai bloquear ou colaborar com um Governo com a IL
Global
14 de Maio de 2025
Gouveia e Melo
PR26: Gouveia e Melo afirma que vai ser candidato nas Presidenciais
Global
14 de Maio de 2025

– Publicidade –

Advertise

  • Advertise with us
  • Newsletters
  • Deal
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Joel Santos em Uma comunidade energética em Esposende evita muitos apagões
  • Tito em Ano 1102 – O Pio Latrocínio ou o saque de Compostela a Braga

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up

Notificações