e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Esposendenses fizeram filas nos postos de combustível antes de aumento histórico
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Litoral > Esposende > Esposendenses fizeram filas nos postos de combustível antes de aumento histórico
CávadoEsposende

Esposendenses fizeram filas nos postos de combustível antes de aumento histórico

Redação E24
9 de Outubro de 2022 22:39
Redação E24
4 anos atrás
Sem comentários
Partilhar
6 minuto(s) de leitura
combustiveis gasolina gasoleo
Foto: Nuno Cerqueira
Partilhar

A partir desta segunda-feira, o litro de gasóleo vai aumentar cerca de 11,5 cêntimos, enquanto o litro de gasolina deverá custar mais sete cêntimos, naquela que é a maior subida das últimas seis semanas.

Perto da hora de jantar, num posto de combustível em Gandra, as filas contavam com dezenas de carros, mas os tempos de esperam, regra geral, foram reduzidos.

“Isto é uma pouca-vergonha todas as semanas. Estão a fazer a guerra é com o povo daqui […]. Isto põe-me todos os dias nervoso, à beira de uma doença. Os portugueses estão a pagar uma fatura que não devem pagar”, afirmou Luís Lopes, de 51 anos, naquele posto de abastecimento.

Para Luís Lopes, quem está a ser beneficiado com estas subidas são os “magnatas” do setor e “o Governo deve pôr mão nisto”.

Maria de Jesus Almeida, por sua vez, aproveitou para atestar o automóvel antes de uma nova subida e, apesar das filas, garantiu que o tempo de espera não foi superior a 10 minutos.

“Nada disto é justificável e já é a todos os níveis. É uma máfia com a desculpa da guerra, mas nada justifica esta especulação”, assinalou, notando que “dar mais dinheiro aos contribuintes” pode ser uma ajuda imediata, mas não a solução para o problema, uma vez que as pessoas não vão poupá-lo.

Conforme referiu, o valor dos apoios também “não é significativo” e “tudo tem que passar pela educação. As pessoas têm que aprender a gerir aquilo que têm e não o que não têm”.

Apesar dos aumentos, Maria de Jesus Almeida disse que continua a usar o carro todos os dias e a abastecer a mesma quantidade de combustível, uma vez que precisa da viatura para se deslocar para o trabalho.

Carlos Oliveira é cliente assíduo desta gasolineira, onde se desloca, pelo menos, duas vezes por dia, para abastecer o seu TVDE (Transporte Individual e Remunerado de Passageiros em Veículos Descaracterizados, a partir de Plataforma Eletrónica).

Este profissional lembrou o exemplo de Espanha, sublinhando não entender as constantes subidas e descidas no preço dos combustíveis.

Já no que se refere às ajudas do executivo, Carlos Oliveira acredita que não vão fazer a diferença, “embora haja muita gente à espera dos 125 euros para enriquecer um bocadinho”, o que considera ser uma “ilusão”.

O motorista lamentou ainda os tempos de espera, sobretudo para quem vai abastecer com GPL, referindo que, apesar de precisar de abastecer a sua viatura pessoal, não vai deslocar-se, novamente, “para poupar uns cêntimos”.

À saída deste posto, onde atestou o carro, Maria João Santos, por seu turno, alertou que “quem é da áreas das contas, finanças e matemática sabe que aquilo que estão a dar agora [referindo-se aos apoios do Estado], vai ser tirado mais tarde”.

Apesar de acreditar que os aumentos, de forma geral, vão continuar a registar-se nas próximas semanas, Maria João Santos não espera qualquer reforço nos apoios.

“Fica por aqui, não vão dar mais nada e o que estão a dar agora, vão tirar depois”, concluiu.

No mesmo sentido, António Fernandes decidiu abastecer antes do novo aumento, reconhecendo que, apesar de saber que não vai “recuperar nada”, esta é “uma velha máxima do português”.

Este cliente, que garante estar dependente do carro para andar com os seus netos, esteve quase para deixar o posto sem abastecer, face às filas, mas referiu que o tempo de espera até foi curto.

No que concerne a possíveis soluções para estes aumentos, disse não estar dentro do tema, mas pediu ao executivo “que governe” e que “faça mais alguma coisa”, como em Espanha, onde há um desconto imediato.

“Pelos vistos, nós andamos aqui desgovernados. Poderia haver [outra solução], mesmo ao nível dos impostos indiretos”, apontou.

Em 05 de outubro, a aliança dos produtores de petróleo OPEP+, liderada pela Arábia Saudita e Rússia, decidiu, em Viena, reduzir a sua produção em dois milhões de barris por dia, o que representa o maior corte desde a pandemia.

O anúncio foi feito pelo vice-ministro do Petróleo do Irão, Amir Hossein Zamaninia, no final de uma conferência da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e dos seus 10 países produtores aliados, incluindo a Rússia, o México e o Cazaquistão.

Em Portugal continua em vigor o desconto do ISP equivalente à descida da taxa do IVA de 13% até ao final do ano, no âmbito do pacote de ajuda do Governo às famílias devido ao aumento dos preços. Além disso, a atualização da taxa de carbono vai continuar suspensa até ao final do ano.

A partir do final deste mês, os portugueses vão também receber novos apoios inseridos num pacote de medidas para travar o impacto da inflação. Entre as medidas apresentadas, encontra-se um pagamento de 125 euros para trabalhadores com um rendimento bruto até 2.700 euros mensais.

Os pensionistas que recebem menos de 5.318 euros mensais vão auferir mais meia pensão.

 

ETIQUETAS:combustivelEsposendeprincipal

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior SC Braga CHaves Futebol: Desportivo de Chaves impões segunda derrota seguida ao SC Braga na I Liga
Notícia seguinte WhatsApp Image 2022 10 09 at 17.04.59 EN13: Doença súbita de condutor origina despiste contra muro no centro de Esposende faz dois feridos
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

IA Viana Câmara aprova orçamento “recorde” de 157 milhões. PSD e CDU votaram contra
“Keep calm”: Câmara de Viana já corrigiu falhas apontadas pelo Tribunal de Contas
Viana do Castelo Litoral
14 horas atrás
Barcelos Municipio aprova juri e gestores para o concurso publico internacional da nova ETAR
Barcelos: Município aprova júri e gestores para o concurso público internacional da nova ETAR
Barcelos Cávado
15 horas atrás
Amarante Entrada norte da cidade em transformacao no troco da ex Estrada Nacional 15
Amarante: Entrada norte da cidade em transformação no troço da ex-Estrada Nacional 15
Global
15 horas atrás
Braga Polidesportivo de Tadim reabre totalmente renovado apos obras de requalificacao
Braga: Polidesportivo de Tadim reabre totalmente renovado após obras de requalificação
Braga Cávado
16 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

Barcelos miguel pinto luz
BarcelosCávado

Barcelos: Vai desviar meio milhão de carros e fica pronta até ao final do ano

11 meses atrás
Dia Eliminação da Violência Contra as Mulheres
CávadoVila Verde

Vila Verde: 25 cruzes pela eliminação da violência contra as mulheres

3 anos atrás
BS Viana 1 FocusFillWzczNiw0MTQsInkiLDkzXQ
Esposende

Resgatado do fundo de um poço em Viana

6 anos atrás
GNR droga apreensao preventiva
BragaBarcelosCávadoVila Verde

Minho: “Preventiva” para os suspeitos de tráfico de droga em Barcelos, Braga e Vila Verde

1 ano atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Cmfo em Alto Minho: Gato Kiko regressa a casa em Braga três anos depois com ajuda de bombeiros belgas e de Paredes de Coura
  • Fernanda em (vídeo) Esposende: Draga regressa à foz do Cávado para travar acumulação de areias

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up